A força-tarefa da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) fechou três estabelecimentos comerciais, notificou seis e autuou um durante fiscalização realizada nessa quinta-feira (7), no bairro de Manaíra. Os locais que foram fechados se tratavam de um bar e dois lava-jatos, ou seja, não se classificavam como serviço essencial.
De acordo com a plataforma de monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o bairro de Manaíra apresenta a maior concentração de casos confirmados da Covid-19. São 62 casos da doença e uma média de 51,2% de isolamento social, segundo o monitoramento da Secretaria de Planejamento (Seplan).
“Nós continuamos encontrando irregularidades como a falta de uso de máscaras por partes dos clientes e/ou funcionários e ausência de controle do fluxo de pessoas dentro do estabelecimento. Quando o serviço é considerado essencial, orientamos e notificamos por meio dos órgãos competentes. Quando o local que está aberto não se encaixa como essencial, imediatamente é fechado”, explicou o diretor de fiscalização da Semam, Alisson Cavalcante.
A fiscalização da força-tarefa da PMJP está acontecendo de maneira intensificada desde o último domingo (3). Desde então, até a manhã dessa quinta (7), foram mais de 70 vistorias já foram realizadas, 62 estabelecimentos notificados, 23 autuados e 22 precisaram ser fechados, por não oferecer produtos e serviços classificados como essenciais.
“A gente pede a conscientização dos empresários nesse momento, para que atendam às exigências especificadas em decreto, no caso dos estabelecimentos que podem funcionar nesse período. O momento é de união e estamos pensando no bem coletivo. O trabalho será contínuo e as nossas equipes estão fazendo com que as recomendações da publicação sejam, de fato, cumpridas”, explicou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Zennedy Bezerra.
A força-tarefa – O trabalho é realizado pelas secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Planejamento (Seplan), Mobilidade Urbana (Semob), Segurança Urbana e Cidadania, Vigilância Sanitária, Procon-JP, Meio Ambiente (Semam) e Procuradoria-Geral do Município (Progem). As ações acontecem de maneira conjunta e cada pasta analisa aquilo que é de sua competência, fazendo valer o decreto publicado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa.
População pode ajudar – As equipes da PMJP estão seguindo um cronograma de atuação nos bairros, mas a população também pode contribuir. Para denunciar funcionamento de algum estabelecimento que, por ventura, esteja descumprindo o decreto municipal, basta entrar em contato pelo email: emergencia.semam@hotmail.com.
Diário da Paraíba com Assessoria