Poeta cordelista recebe Título de Cidadão Pessoense na CMJP

O poeta cordelista e funcionário público federal Vicente Francisco do Nascimento recebeu, na tarde desta quinta-feira (17), o Título de Cidadão Pessoense, em sessão solene proposta pelo vereador Marcos Henriques (PT) e realizada na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). Natural da cidade de Salgueiro, Sertão de Pernambuco, o homenageado já reside na Capital há mais de 25 anos.

Casado há 41 anos com Maria de Fátima e pai de Londsbergue, Mayk Andrele e Luiz Mariano, Vicente Nascimento veio do interior de Pernambuco para morar, há 25 anos, na cidade das Acácias, onde fez concurso público para a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Tem mais de 300 cordéis lançados, compôs várias músicas com artistas pernambucanos e paraibanos, gravou diversos CDs e escreveu quatro livros: “Lascado de Saudade”, “Ser Tão Sertanejo”, “Versos e Versículos” e Certidão do Nascimento”.

Compuseram a mesa da solenidade os vereadores Marcos Henriques e Humberto Pontes (Avante); o advogado Londesberg Nascimento, filho do homenageado; o promotor de Justiça João Arlindo; o presidente da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, Marconi Araújo; o radialista Orlando Camboin; e o presidente da Loja Maçônica Estrela Dalva, José Alves.

“Eu não tenho palavras para agradecer aos senhores. Mas, quero dizer do meu carinho e do meu amor por essa terra [João Pessoa]. Parece que o vereador Marcos Henriques, profeta como é, viu esse carinho e me trouxe aqui para receber esse Título. Você não sabe [Marcos] a alegria que está proporcionando a um homem do campo, um homem da roça”, declarou o homenageado, em seu discurso.

Na tribuna, o vereador Marcos Henriques destacou que “o poeta, por conta de suas íntimas ligações com a terra e com a cultura do sertão, desde cedo se ligou à literatura de cordel, lendo e recitando os grandes poetas nordestinos. Mais tarde, passou a compor e a fazer parte, pela qualidade dos seus versos, do rol dos poetas renomados”.

De acordo com Marcos, Vicente é recitado, citado e admirado por diversos outros artistas, dentre eles, poetas, repentistas, violeiros e romancistas. Para o parlamentar, “o homenageado é um daqueles que nunca abdica de um desafio, tampouco se intimida quando o assunto é o Nordeste, sua cultura, seu povo e suas raízes”.

O vereador Humberto Pontes também falou sobre o homenageado. “João Pessoa, nesta tarde, recebe, oficialmente, mais um filho ilustre”, disse.

Artistas, amigos e familiares homenageiam o poeta

Durante a sessão, foi apresentado um vídeo, no qual vários artistas das cidades de Salgueiro (PE) e Icó (CE) homenagearam Vicente Francisco do Nascimento. Ainda se revezaram na tribuna os poetas Marconi Araújo e Jatobá, o repentista Oliveira de Panelas, o promotor João Arlindo, o presidente da Loja Maçônica, José Alves, e o advogado Londesberg.

Marconi recitou o Cordel “Cidadão das Acácias”, tributo ao poeta Vicente Francisco do Nascimento. Por sua vez, José Alves afirmou que o cordelista é um dos maiores representantes da arte na Paraíba e que, como representante da Loja “Maçônica Estrela Dalva”, não poderia deixar de agradecer ao convite para participar de um momento tão importante como esse. Já o promotor João Arlindo parabenizou a inciativa do vereador e destacou a importância de Vicente no cenário poético da literatura de cordel.

O filho do homenageado, Londesberg Nascimento, enfatizou o sentimento de amor que toda a família tem pelo seu pai. Ele ficou emocionado ao lembrar dos problemas de saúde enfrentados pelo poeta e disse que ele [Vicente] era o seu maior ídolo. O poeta Jatobá também dedicou um cordel feito especialmente para homenagear o funcionário público aposentado. No final, Oliveira de Panelas declamou uma poesia e fez um repente em homenagem a Vicente Nascimento.

Secom CMJP