Polícia Civil da Paraíba registra a cada 24 horas, 445 boletins online de ocorrências da população

A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia Online registra a cada 24 horas, uma média de 445 boletins de ocorrências da população. Ao todo, foram 13.797 procedimentos contabilizados somente em julho deste ano.

O número é 325 % maior em relação aos 4.265 registros ocorridos em março, quando a pandemia causada pelo Covid -19 afetou o Estado.

Disponível no endereço eletrônico www.delegaciaonline.pb.gov.br, a Delegacia Online funciona durante as 24 horas diárias e pode ser acessada gratuitamente pelo cidadão que deseje registrar situações que não necessitem de perícias ou intervenção rápida da polícia.

Em julho, a maior parte das queixas foi relativa a extravio de documentos e objetos (3.520), furtos (845), acidentes de trânsito sem vítimas (751) e bloqueio administrativo de veículos (212),

Os dados foram divulgados nessa quinta-feira (6) pela Polícia Civil da Paraíba e mostram que o atendimento virtual passou a crescer no Estado, após a chegada da pandemia.

Em janeiro, quando a Paraíba ainda não tinha registros de Covid-19, a Delegacia Online contabilizou 3.331 registros. Em fevereiro, ainda sem casos da doença, foram 2.853. Os saltos nos números começaram a partir de abril, quando houve 7.723 boletins. Em maio, foram 9.252. E, em junho, 13.175.

O Boletim de Ocorrência é validado por uma equipe de policiais civis e a certidão é enviada para o email informado pelo solicitante. Se o fato narrado precisar ser investigado, o caso é encaminhado para uma delegacia que fará a instauração do inquérito policial.

No entanto, apenas podem ser registrados na delegacia online os casos considerados mais simples, que não sejam urgentes, graves ou que necessitem de rápida intervenção da polícia.

Nas situações mais complexas e que envolvam crimes graves, o atendimento continua sendo feito por equipes que estão trabalhando nas delegacias físicas.

A delegacia online faz parte das ações de prevenção da instituição ao novo Coronavírus. A ferramenta foi criada por meio de uma parceria com a Secretaria de  Segurança e Defesa Social (Seds) e Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata).  Por meio da delegacia online, o cidadão pode registrar ocorrências e receber o boletim, em sua casa, sem se expor ao contágio da doença.

Diário da Paraíba com ClickPB