Polícia prende Luana Neurótica, rival da Hello Kitty do tráfico, em praia de Niterói

Luana Resende Nascimento de Mendonça, de 20 anos, conhecida como Luana Neurótica, foi presa por agentes da 78ª DP (Fonseca), na tarde desta terça-feira, na Praia da Boa Viagem, em Niterói. Contra ela, havia dois mandados de prisão preventiva por associação para o tráfico de drogas, extorsão e corrupção de menores. De acordo com a polícia, ela integra a facção que domina a Favela do Viradouro e é rival de outra traficante da região: Rayane Nazareth Cardozo da Silveira, de 19 anos, conhecida como Hello Kitty do tráfico.

Um cartaz do Disque-Denúncia oferecia R$ 1 mil por informações que levassem ao paradeiro de Luana Neurótica. Os agentes chegaram à localização dela a partir de dados colhidos pelo setor de inteligênica da delegacia. Segundo investigadores, a traficante ficou surpresa com a abordagem mas não resistiu à prisão. Ainda em trajes de banho, ela foi conduzida à delegacia do Fonseca e, de lá, transferida para o sistema prisional.

— Além de ter envolvimento no tráfico de drogas da Favela do Viradouro, ela era casada com o traficante Thiago da Conceição Faria, vulgo Thiago da Viradouro, que foi morto em outubro durante um confronto com a polícia — diz o delegado Luiz Henrique Marques Pereira, titular da 78ª DP.

Os policiais estavam no encalço da traficante desde maio de 2018, quando foi deflagrada a operação Start, da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), que investigava a atuação de adolescentes no tráfico de drogas nas comunidades da Vila Ipiranga, Serrão e Juca Branco, no Fonseca, em Niterói, e também no Jorge Turco, no Rio. Segundo a polícia, Luana Neurótica era especialista em recrutar adolescentes para o crime.

Além do recrutamento, Luana atuava também em funções operacionais da facção criminosa, utilizando armamentos pesados durante confrontos. Ela também é investigada por extorsão a comerciantes na Região Oceânica de Niterói.

Rival de Hello Kitty

Luana Neurótica é considerada rival de Rayane Cardozo, de 19 anos, a Hello Kitty do tráfico, apontada pela Polícia Civil como gerente do tráfico de drogas na comunidade Nova Grécia, em São Gonçalo, e braço direito do traficante Alessandro Luiz Vieira Moura, de 41 anos, conhecido como Vinte Anos. Contra ela, há dois mandados de prisão por roubo majorado.

Descrita pela polícia como uma criminosa perigosa e audaz, Hello kitty costuma publicar fotos nas redes sociais ostentando armas de grosso calibre. De acordo com a polícia, ela se envolveu com traficantes quando ainda morava no Morro da Ilha da Conceição, mas entrou na mira dos investigadores em 2018, ao ser identificada por vítimas de roubos na região.

Nos relatos, ela é descrita como uma mulher com uma grande tatuagem na coxa, que pilota uma moto preta com um rapaz na garupa. O rapaz, segundo investigadores, era namorado e comparsa da jovem. Ele morreu no ano passado, em Minas Gerais.

Após a morte do namorado, Hello Kitty buscou abrigo na Favela do Sabão, em São Lourenço, Niterói, onde começou a atuar no tráfico de drogas, exercendo a função de segurança armada.

Hoje, no ‘‘Bonde do Vinte Anos’’, que articula invasões a comunidades controladas por facções rivais, Hello Kitty participa de quase todas as ações.

Recentemente, o traficante Vinte Anos migrou de facção, levando consigo todo o bonde, inclusive Hello Kitty. Com esse movimento. Hello Kitty e Luana Neurótica passaram a fazer parte da mesma facção criminosa, embora atuem em comunidades diferentes. Apesar disso, a rivalidade entre as duas se mantém, segundo a polícia.

Extra