Policial que prendeu filho do traficante El Chapo é assassinado com 155 tiros

Um policial de elite que ajudou a prender Ovidio Guzman, um dos filhos do traficante Joaquín “El Chapo” Guzmán, foi executado com 155 tiros nesta quinta-feira.

De acordo com o jornal Daily Mail, o policial, identificado apenas como Eduardo N, foi atacado no estacionamento de um shopping center na cidade de Culiacán, no México. Ele tinha 32 anos.

No entanto, homens fortemente armados cercaram as forças de segurança e aterrorizaram a população da cidade até que o governo concordasse em soltar Guzman. Eles puseram fogo em carros e ônibus e atiraram em policiais. Ao mesmo tempo, 56 presos se rebelaram e fugiram de uma cadeia da cidade. Oito pessoas morreram durante as ações.

Diantes do caos, o presidente Andrés Manuel López Obrador concordou com a soltura de Guzman, que é acusado de traficar drogas para os Estados Unidos. “Decidiu-se proteger a vida das pessoas, e eu estive de acordo com isso. Não se trata de massacres; a captura de um delinquente não pode valer mais do que a vida das pessoas”, disse o presidente em entrevista à imprensa mexicana.

Imagens das câmeras de segurança do shopping mostram o momento em que um carro vermelho segue um carro branco até o estacionamento antes de pelo menos dois pistoleiros dispararem 155 vezes no policial.

Segundo relatos, a vítima se tornou oficial da Polícia Nacional em 2013 e ocupou o cargo de segurança do subsecretário de segurança pública Carlos Alberto Hernandez Leyva.

Não está claro se o policial estava de serviço no momento do ataque, embora ele supostamente estivesse carregando uma arma. As autoridades locais estão investigando o caso.