Em uma cerimônia repleta de exemplos de meninos que venceram por meio da dança após aproveitar a oportunidade do projeto, o prefeito Cícero Lucena se pronunciou de forma emocionada. “Muitos aqui nem sonhavam com essa chance e hoje descobriram que possuem um talento, uma aptidão. Já temos cinco crianças em Joinville e Deus queira que desta vez possamos aprovar ainda mais crianças e todas elas terão o suporte da Prefeitura”, garantiu o prefeito.
Este é o segundo ano consecutivo em que a Prefeitura envia crianças da Rede Municipal para a seletiva final após a retomada do programa pelo prefeito Cícero Lucena. Em 2021, cinco alunos de João Pessoa foram selecionados pela Escola e residem em Joinville desde então com moradia, alimentação, passagens e cuidados custeados pela gestão municipal e bolsa integral da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.
“A nossa vontade é de levar todos. Infelizmente não podemos, mas trabalhamos para colocar o máximo de crianças lá. Em outubro eles viajam para a seleção final e a gente fica aqui na torcida. Os aprovados entram no ano letivo regular e na Escola do Bolshoi em março do próximo ano e para nós é muito emocionante acompanhar todo este processo e contribuir com a mudança na vida desses garotos”, afirmou a secretária municipal de Educação, América Castro.
Os estudantes selecionados passaram por um longo processo, que se iniciou com 1.200 crianças de toda a Rede com idades entre os nove e os 11 anos. Em uma primeira etapa elas foram avaliadas por professores de Educação Física treinados por profissionais do Bolshoi. Os alunos classificados foram então para a segunda fase, onde uma equipe da própria escola de dança avaliou o grupo, chegando aos 20 nomes revelados nesta terça. A lista completa pode ser conferida ao final do texto.
Entre os selecionados uma surpresa: os gêmeos Miguel e Nathanael, de nove anos, estudantes da Escola Joacil de Brito, em Gramame. “Eu treinava em casa, rodava e abria escala, mas eu nunca imaginei que fosse passar”, contou Miguel. Nathanael já está ansioso com a viagem. “Eu nunca andei de avião. Quero ver a nuvem”, revelou.
A atendente de telemarketing Adriene Augusto é mãe dos meninos e se disse surpresa com a seleção de ambos. “Eles sempre foram muito bons em esporte, muito ativos e se inscreveram por acaso, depois que soube do processo por meio da professora de Educação Física em uma festa de São João. Inscrevi os dois e agora estão aqui, vitoriosos, e agora é torcer para tudo dar certo pois é o futuro deles e o coração vai ficar metade em Joinville e metade aqui”, afirmou.
O evento foi marcado pela apresentação dos bailarinos Maria Luiza Pires e Gabriel Ribeiro, integrantes da Companhia de Dança Municipal. Ainda participaram da solenidade a coordenadora do Processo Seletivo Bolshoi em João Pessoa, Fernanda Albuquerque; o diretor da Divisão de Educação Física, Saúde e Esporte da Sedec, Theodan Stephenson; a diretora de Ensino, Gestão e Escola de Formação da Sedec, Clévia Suyene; e o diretor artístico da Funjope, Geovan da Conceição.
Confira abaixo a lista dos alunos classificados:
NOME
ESCOLA
ABRÃAO GABRIEL
PEDRA DO REINO
ANA HELOÍSA PEREIRA DA SILVA
APOLÔNIO SALES
CARLOS EDUARDO FERREIRA DE SOUSA
FRANCISCA MOURA
DAYNEW RIK DOS SANTOS
NAZINHA BARBOSA
DAYVID LUCCA AGUIAR
RAIMUNDO NONATO
ELLYEDSON BRUNO DA SILVA B.
FREI ALBINO
GEOVANE DOUGLAS FERREIRA DE ARAÚJO
EDME TAVARES
GLEDSON DOUGLAS INÁCIO C. DA SILVA
ANA NERY
IEDJA KAUANY M. ANDRADE
ANALICE GONÇALVES
JOSÉ EDSON OLIVEIRA D. SILVA
LIONS TAMBAÚ
JOSÉ HENRIQUE XAVIER DA SILVA
VIRGÍNIUS DA GAMA E MELO
MARIA EDUARDA ALVES DE LIMA
APOLÔNIO SALES
MIGUEL AUGUSTO FERREIRA DOS SANTOS
JOACIL DE BRITO
NATHANAEL AUGUSTO FERREIRA DOS SANTOS
JOACIL DE BRITO
NICOLAS KEVINY BERNARDINO DA SILVA
FREI ALBINO
RYAN PEDRO BANDEIRA DA SILVA
ALMIRANTE BARROSO
SAYONARA DO NASCIMENTO SILVA
LÚCIA GEOVANA
WILLIANY RODRIGUES NUNES
EUCLIDES DA CUNHA
WYLLYAN ARAÚJO DOS SANTOS
ANA NERY
YASMIN VITÓRIA DA CONCEIÇÃO SILVA
JOÃO COUTINHO
Secom JP