Prefeito autoriza obra de reestruturação da calçadinha no trecho final da Av. Cabo Branco

Um dos pontos mais importantes para o turismo e a identidade da cidade de João Pessoa começou a passar pelas intervenções necessárias nesta quarta-feira (1°). Com a reestruturação do trecho final da Avenida Cabo Branco, onde a erosão inviabilizou o tráfego de pedestres e ciclistas, tem início um projeto que vai garantir a preservação de toda a barreira. A ordem de serviço foi assinada pelo prefeito Cícero Lucena e pelo vice-prefeito Leo Bezerra, ato presenciado pelo governador João Azevêdo.

“A obra que foi executada anteriormente não cumpriu a totalidade do objetivo e ainda prejudicou este trecho específico. Tomamos as nossas medidas cumprindo todo o processo burocrático e agora iniciamos a obra beneficiando este espaço que é essencial para o nosso turismo e que vai poder ser ocupado pela população para o lazer e prática esportiva com a devida segurança e correta divisão dos espaços”, explicou o prefeito.

O governador João Azevêdo afirmou que, em tempo curto, a gestão municipal mostrou a que veio, enfrentando questões históricas. “O problema da barreira agora terá ação definitiva. Tudo o que se faz baseado no profissionalismo e na técnica, mesmo que mais demorado, faz mais sentido do que atos atabalhoados que não vão funcionam. Sou um entusiasta de grandes e bons projetos e eles terão sempre o meu apoio”, declarou.

O trecho em obras possui 520 metros de extensão. O projeto inclui a contenção da erosão por meio de muro de gabião, reconstrução da calçada, da faixa de rolamento em asfalto e do equipamento de drenagem, recuperação da ciclovia e a construção de escadas de acesso à praia. O projeto ainda inclui toda a adequação para garantia de acessibilidade. No total estão sendo investidos R$ 6,3 milhões.

De acordo com o secretário municipal da Infraestrutura, Rubens Falcão, a obra tem prazo de 12 meses, mas deve ser concluída em tempo inferior. “O planejamento é bem feito, pois se trata de uma obra em que poderemos trabalhar apenas na maré baixa, parte durante o dia, parte de madrugada. Temos certeza que a área será devolvida às pessoas o mais rápido possível”, afirmou.

Barreira – A reestruturação da calçadinha está relacionada também a toda a ação em torno da barreira do Cabo Branco. De acordo com o prefeito, as frentes de trabalho para as próximas ações vão focar na proteção (já que o entrocamento realizado não tomou toda a área necessária); estabilização (equilibrando o solo arenoso e a inclinação invertida); e engorda da faixa de areia, que vai possibilitar também a abertura de uma avenida até o Seixas. “A obra que iniciamos hoje é símbolo inicial de uma série de projetos que temos para a barreira”, declarou Cícero.

O documento ainda foi assinado pelos secretários municipais do Planejamento, José William Montenegro e do Meio Ambiente, Wallisson Silveira. A solenidade foi acompanhada pelo deputado estadual João Gonçalves, pelo presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, e pelos vereadores Bruno Farias, Emano Santos, Damásio Franca, Tarcísio Jardim, Zezinho Botafogo e Toinho Pé de Aço.

Secom-JP