Prefeito entrega nova Avenida Epitácio Pessoa com corrida de rua

As obras de reestruturação da Avenida Epitácio Pessoa, uma das principais vias da cidade, foram entregues, na noite desta quinta-feira (11), pelo prefeito Cícero Lucena e pelo vice-prefeito Leo Bezerra. A obra teve 60% de sua totalidade realizada pela atual gestão e, além do novo passeio, canteiro e paisagismo, a via ganhou padrão diferenciado de acessibilidade, desta vez em acordo com o indicado por entidades defensoras dos direitos das pessoas com deficiência. A entrega foi marcada por uma corrida de rua, que percorreu toda a avenida.

“Tivemos a oportunidade de concluir esta obra, já que quando assumimos o governo ela tinha menos de 40% finalizados e alguns problemas com o piso tátil. Já corrigimos no novo trecho e queremos continuar com o objetivo de padronizar o passeio público, seja nas principais avenidas ou nas pequenas ruas dos bairros. Queremos uma cidade inclusiva”, afirmou Cícero.

A obra incluiu mais de 6km de padronização das calçadas, acessibilidades, áreas de permanência com bancos e lixeiras, 40 novos abrigos de ônibus com iluminação em LED distribuídos em 27 pontos, canteiro com pedras portuguesas, áreas verdes e florais. Foram investidos mais de R$ 12,3 milhões.

O secretário municipal da Infraestrutura (Seinfra), Rubens Falcão, afirmou que a obra foi encontrada com problemas, mas o serviço foi finalizado para beneficiar a população. “É uma obra espetacular e que valoriza esse espaço que é utilizado por pessoas de toda a cidade”, afirmou.

Acessibilidade – O prefeito Cícero Lucena se comprometeu em refazer o piso tátil no trecho da obra inaugurado pela gestão anterior, que não atende as necessidades dos deficientes visuais. “Na etapa executada por nós, não cometemos esse erro, do piso parar em postes, por exemplo, mas estamos discutindo como consertar o que foi feito pela última gestão. Nossa meta é que João Pessoa seja referência em acessibilidade”, destacou o prefeito.

O presidente do Instituto dos Cegos, José Antônio Freire, falou sobre o tema em encontro com Cícero na manhã desta quinta-feira e apelou que ao se fazer esse tipo de intervenção haja diálogo com os segmentos. “A acessibilidade é para todos e faz a sociedade melhor. Na Epitácio existem alguns trechos onde o piso não atende os deficientes visuais, mas o prefeito nos assegurou a correção destas distorções”, comemorou.

Corrida – Ao encontro com o propósito da gestão de tornar João Pessoa uma referência do esporte saudável, a entrega do equipamento foi marcada por uma corrida de rua. Mais de 100 atletas de assessorias de corrida percorreram os 5km da avenida, da Praça da Independência ao Busto de Tamandaré, em Tambaú. O prefeito Cícero Lucena realizou o percurso, assim como a primeira-dama, Lauremilia Lucena.

A prova foi organizada pela Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Recreação (Sejer) e contou com a segurança viária garantida pelos agentes de mobilidade da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP).

Secom JP

Fotos: Sérgio Lucena