“Essa experiência, sentindo as dificuldades das pessoas, vai ser a maior formação possível para todos. Vocês vão poder ver quanta gente precisa de nós e as dificuldades do sistema de saúde, mesmo com esse programa belíssimo que é o SUS. A saúde conta com um olhar especial de nossa parte. Temos um desafio grande pela frente e fico feliz que vocês estejam nessa com a gente”, afirmou o prefeito Cícero Lucena.
O vice-prefeito Leo Bezerra lembrou que a pandemia trouxe dias tristes. “Os profissionais de saúde se dedicaram e trabalharam sem dia e sem hora pra ajudar quem precisava. Com certeza poderemos ter de vocês o carinho e o zelo com que essa gestão quer cuidar de seu povo”, afirmou.
Os 105 aprovados estão divididos em oito programas de residência médica em parceria com a Faculdade de Ciências Médicas, a UFPB, o Unipê e a Famene. Estes profissionais terão sua formação tendo a oportunidade de atuar na prática nos Programas de Saúde de Família da Prefeitura.
A secretária municipal da Saúde, Margareth Diniz, destacou que os aprovados chegaram ali a custo de muito estudo em um processo muito concorrido. “Estão respaldados pela competência e iniciam residência com o apoio da Prefeitura pra realizar suas atividades. A Secretaria de Saúde está aberta para o diálogo e para encontrar os melhores caminhos”, afirmou.
O Conselho Municipal de Saúde participou da recepção aos residentes como entidade fiscalizadora. “O Conselho trabalha com o controle social e como é uma atividade dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) foi convidado para acompanhar todo o processo, teórico e prático”, explicou o presidente Ednaldo Barbosa.
O dirigente disse que considera a residência ofertada pela Prefeitura de João Pessoa a melhor pós-graduação do País dentro do programa de saúde básica. “É uma ótima iniciativa em todos os sentidos, principalmente por estar inserida na política de saúde pública”, destacou.
O médico residente Pedro Ivo Padilha, representante dos residentes da FCM, disse que a residência em João Pessoa é uma excelente oportunidade em termos de aprendizado e que tem aproveitado todo o conteúdo no dia-a-dia no atendimento à população.
“Nós residentes reforçamos o atendimento na atenção primária que é a área voltada para os cuidados iniciais à saúde, desde a prevenção ao acompanhamento do paciente”, destacou.
Participaram da solenidade o presidente do CRM- PB, João Modesto, o vice-coordenador do Coordenação de Residência Médica (Coreme), Plínio Muniz, a coordenadora da Coordenação de Residência Médica da UFPB (Coremu), Lucineide Braga, a representante do Núcleo de Educação em Saúde, Eutilia Freire.
Secom-JP