O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, advertiu nesta quarta-feira (15) que a sociedade não “suportará” outro confinamento como o vivido entre março e maio devido à pandemia da covid-19, e pediu para que a população se prepare para “evitar o pior” nos meses de outono e inverno.
“Há uma coisa que sabemos, não podemos repetir o confinamento que tivemos que impor durante o estado de emergência e nas semanas seguintes porque a sociedade, as famílias, as pessoas não suportarão passar por aquilo novamente”, disse Costa em um evento em Lisboa.
De acordo com o premiê, Portugal precisa se preparar para a possibilidade de uma segunda onda do coronavírus SARS-CoV-2 nos próximos meses.
“O tempo é curtíssimo. Talvez não possamos fazer tudo, mas temos de arregaçar as mangas e fazer o nosso melhor para assegurar a continuidade do funcionamento da sociedade, principalmente das escolas, das empresas e dos serviços da administração pública. Temos que desejar o melhor, mas nos preparar para o pior”, argumentou.
Portugal registrou seis mortes e 375 novas infecções nas últimas 24 horas, de acordo com a DGS (Direção-Geral da Saúde). A região de Lisboa e Vale do Tejo representou mais uma vez a maioria dos casos, 76,8%, como tem ocorrido há mais de um mês. Desde o início da pandemia, o país já reportou 1.676 mortes e 47.426 casos de covid-19.
Diário da Paraíba com R7