Ícone do site Diário da Paraíba

Professor é preso após filmar abordagem de Polícias Militares

O ator e professor de artes cênicas, Lucas da Silva Nascimento, de 31 anos, foi preso neste domingo, por policiais militares no Centro do Rio, após filmar uma abordagem feita por quatro PMs a dois rapazes. De acordo com amigos do professor, ele foi imobilizado com um golpe conhecido como mata-leão, logo após os suspeitos terem fugido. Levado para a 5ª DP (Gomes Freire), o professor — que trabalha na rede municipal do Rio — foi autuado em flagrante por facilitação de fuga, desacato e injúria racial.

Um vídeo que mostra o momento em que o professor foi preso circula em redes sociais. Nas imagens, é possível ver um dos PMs segurando Lucas pelo pescoço. Em seguida, ele cai. Outros policiais se aproximam e um deles algema o professor.

Para Ítalo Pires, advogado do Sindicato dos Professores (Sepe), Lucas está preso por crimes que jamais cometeu:

— O que aconteceu de fato foi que o professor filmava uma abordagem policial e isso não é proibido. Os PMs ficaram incomodados e foram abordar o Lucas. As pessoas que estavam sendo abordadas anteriormente aproveitaram e fugiram. Em seguida, o Lucas foi imobilizado de forma violenta e autuado por crimes que não cometeu. Ele não auxiliou na fuga de ninguém, apenas filmava a abordagem.

Dirigentes do Sepe, amigos e parentes do professor aguardam notícias sobre ele na porta do presídio José Frederico Marques, em Benfica, na Zona Norte, para onde Lucas foi levado.

Segundo o advogado Aldo Júnior, que defende o professor, como a Polícia Civil ainda não fez a remessa de documentos obrigatórios, como a cópia do auto de prisão em flagrante, a audiência de custódia de Lucas deverá ocorrer apenas nesta terça-feira.

— Em tese, a audiência de custódia teria que ocorrer neste segunda-feira para não ultrapassar o prazo de 24 horas da prisão. Mas, isso deve acontecer nesta terça, porque a cópia do flagrante ainda não foi remetida pela Polícia Civil para a Central de Audiência de Custódia — disse Aldo.

Procurada, a Polícia Militar informou, em nota, que os policias foram chamados para localizar dois suspeitos de portarem drogas e que um homem que teria auxiliado na fuga foi abordado, tendo insultado os agentes e oferecido resistência:

“Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informa que, na tarde de domingo (23/02), policiais militares do 5ºBPM (Praça da Harmonia) em patrulhamento pela Avenida Gomes Freire, no Centro da cidade do Rio, foram acionados por transeuntes informando sobre dois indivíduos com material entorpecente naquela via. Os policiais iniciaram buscas e, na ação, um homem que teria auxiliado na fuga destes dois indivíduos foi abordado, tendo proferido insultos e oferecido resistência na condução à delegacia. Ocorrência encaminhada para a 5ª DP.”

Diário da Paraíba com Extra

Sair da versão mobile