Professores da rede pública e privada têm acesso ao curso “Estimulação Neurocognitiva em Sala de Aula”, que pode ser acessado gratuitamente na internet e tem como foco a neuropedagogia.
Esse é o primeiro curso da Somos em em parceria com a Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE), formada por pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento.
Desde 2019, a companhia é mantenedora da rede por meio do Science in Learning, área criada para levar à sala de aula evidências e comprovações científicas que ajudem a aprimorar práticas pedagógicas e a promover o desenvolvimento integral dos estudantes.
Ministrado pela pesquisadora associada da Rede CpE Rochele Paz Fonseca e pelas especialistas em neuropsicologia Caroline de Oliveira Cardoso, Janice da Rosa Pureza e Hosana Alves Gonçalves, o curso “Estimulação Neurocognitiva em Sala de Aula” é gratuito e tem como público-alvo professores da rede pública e privada, além de profissionais interessados em neuropedagogia. O material está disponível na plataforma PROFS, site do Programa de Formação de Educadores da Somos. As inscrições podem ser feitas pelo link.
Com carga horária de 30 horas, ele é dividido em quatro trilhas: Neuropsicologia e Educação de mãos dadas: funções executivas e aprendizagem para a intervenção neurocognitiva escolar; Desenvolvimento das funções cognitivas e executivas em contexto escolar: importância do(a) educador(a); Funções executivas e habilidades correlatas: como estimulá-las no ambiente escolar? e, finalmente, Funções executivas e aprendizagem escolar: foco na compreensão textual. Concluídas as etapas, os alunos receberão um certificado.
Ao longo do curso, será abordada a diferença entre avaliação e intervenção neurocognitiva preventiva e remediativa, com base na neuropsicologia do desenvolvimento, clínica, cognitiva e escolar e em suas intersecções com a educação. Os participantes aprenderão ainda sobre a neuropsicologia das funções executivas, da aprendizagem e de sua relação com atenção, memórias e linguagem oral, leitura, escrita e matemática, assim como fatores de risco e de proteção para a absorção dessas capacidades no contexto da neuropsicologia. Além disso, serão levados a refletir sobre processo de ensino-aprendizagem e de avaliação a partir de ações de intervenção neurocognitiva e da desescolarização.
Diário da Paraíba com R7