Apoiador do desenvolvimento da prática do tiro esportivo no Brasil, o deputado federal paraibano Efraim Filho (DEM) se reuniu nesta quarta-feira (25), em Brasília, com o presidente da APTiro, Hipólito Lima, e com o presidente da Confederação Brasileira de Tiro Prático (CBTP), Demétrius Oliveira. A Aptiro é um clube dessa modalidade esportiva localizado no município de Cabedelo, na Região Metropolitana de João Pessoa.
A pauta do encontro na capital federal foi o Projeto de Lei 3.723/19, que tramita no Congresso Nacional, e que permite a concessão de porte de armas de fogo para novas categorias, além das previstas no Estatuto do Desarmamento, por decreto presidencial.
“Foi uma agenda extremamente positiva. Tivemos o apoio incondicional do deputado Efraim Filho”, comemora Hipólito Lima, ressaltando também o encontro com o deputado federal Alexandre Freire (DEM-SP), relator do projeto de lei. “Dentro desse projeto, está o estatuto dos clubes de tiro, que trará inúmeras novidades em defesa do nosso esporte e de todos os atiradores do Brasil”.
O Projeto de Lei 3.723/19 altera a Lei 10.826, de 22 de dezembro de 2003, que dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição, sobre o Sistema Nacional de Armas (Sinarm) e define crimes. Ele é de autoria do Poder Executivo e, no momento, o texto tramita na Câmara dos Deputados, substituindo decreto revogado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL).
Diário da Paraíba