Ícone do site Diário da Paraíba

Projeto Aulas em Casa tem início nesta terça-feira no ensino municipal

A Prefeitura de Santa Rita, por meio da Secretaria de Educação, deu início nesta terça-feira (19) às aulas não presenciais para mais de 13 mil alunos regularmente matriculados no sistema municipal de ensino. Os trabalhos foram implantados de modo que a interação entre família, alunos e escola seja desenvolvida por meio de plataformas digitais e canais de comunicação virtuais e de fácil acesso.

Com base nas orientações dos Conselhos Municipal, Estadual e Nacional de Ensino, bem como seguindo o que determina a legislação educacional em vigor (CF, BNCC e LDB), a Secretaria de Educação do município elaborou um calendário de atividades não presenciais, em que os professores utilizarão diversas ferramentas de comunicação para reiniciar a interação com os alunos durante este período de suspensão temporária das aulas presenciais por conta da pandemia.

As atividades serão computadas como conteúdo complementar e farão parte das 800 horas aulas, definidas pelo Ministério da Educação como limite mínimo de ensino para o ano de 2020. Para os alunos, neste momento, não haverá avaliação de aprendizagem, ficando esta etapa para após o retorno presencial às escolas.

Os contatos e orientações aos alunos e famílias serão feitos pelos gestores, especialistas e professores de cada unidade escolar. Cada professor atuará com seus alunos com adaptação de conteúdo a cada ano e conhecimentos prévios das turmas, além de contar com o suporte pedagógico por parte da Secretaria Municipal de Educação.

A oferta de aulas não presenciais é uma maneira de reaproximar alunos e professores e evitar danos à aprendizagem, bem como de fortalecer a interação com as famílias, desenvolvendo parcerias que venham a ampliar o processo educacional de cada criança e adolescente da rede municipal. A educação infantil será centrada em atividades lúdicas, recreativas e interativas para que sejam executadas com as famílias.

Para os estudantes que não possuam acesso à internet ou aos meios eletrônicos, as atividades serão impressas nas escolas e entregues aos pais. A ideia é aproveitar a entrega do almoço distribuído pela secretaria nas unidades para repassar também o conteúdo destinado a esses alunos.

Secom-PMSR

Sair da versão mobile