A quarta-feira (6) será marcada pela edição de novembro do ‘De Repente no Espaço’. Luciano Leonel (PE) e Acrízio de França (PB) serão as atrações do projeto, que começa às 19h, no Mezanino que dá acesso ao Teatro Paulo Pontes, na Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), no Bairro de Tambauzinho, em João Pessoa. A entrada é gratuita e a noite tem apresentação de Iponax Vila Nova, declamador oficial do evento.
Quem já conhece a dinâmica das apresentações sabe que o público também tem o seu momento de interação com os convidados, sugerindo temas e rimas. O apresentador é uma atração à parte, com sua memória infalível ao declamar versos de poetas que são referência na arte do repente.
Para o público fiel do projeto é a oportunidade de conferir a performance desses dois nomes da arte do repente. Poetas que carregam o dom que os permite trazer o verso no improviso. Rápidos no raciocínio e no gatilho mental, os dois têm sempre a resposta de imediato ao oponente.
Luciano Leonel é pernambucano de Cachoeirinha (PE), mas atualmente reside em Vertentes (PE). Começou a cantar aos 17 anos na cidade de Bonito, tendo como dupla o poeta já veterano Luiz Andrade. Com 18 anos de profissão já marcou presença em centenas de festivas e cantorias pelo Brasil, principalmente pelo Nordeste.
Já participou de eventos em Caruaru (PE), Mossoró (RN), Campina Grande (PB) e Maceió (AL). Ao todo, foram quase 300 festivais sem contar com as edições do desafio nordestino de cantadores, o evento mais importante da cantoria nordestina. Tem CD e DVD gravado com Hipólito Moura e participações em mais de 30 DVDs de festivais.
Também fez parte do projeto ‘cordel nas escolas’, de 2009 a 2012, lecionando literatura de cordel na rede municipal de Caruaru. Em 2012, participou de um encontro de cientistas em Búzios, no Rio de Janeiro, onde se apresentou com o poeta Oliveira de Panelas.
Acrízio de França, com mais de 20 anos de carreira, é paraibano, veterano em festivais pelo Brasil. Nasceu em Paulista, mas reside em Catolé do Rocha. É um dos cantadores que mais têm se destacado nos últimos festivais.
Iponax Vila Nova, nascido na cidade de Cajazeiras, no Alto Sertão paraibano, é filho do pernambucano Ivanildo Vila Nova, o maior dos repentistas da atualidade. Iponax cresceu com a poesia no seu dia-a-dia. A poesia e a viola de Ivanildo estavam em todos os lugares da casa e aos poucos foi despertando no menino o desejo de participar dessa disseminação da cultura popular.
Fez da poesia a régua e compasso no seu projeto de vida. Ainda muito jovem, levou sua arte para os mais distantes grotões do país. Um verdadeiro ativista da cultura matuta, é um grande articulador da arte do repente, considerado um dos grandes nomes da poesia e da declamação dos dias atuais.
O ‘De Repente no Espaço’ é um evento mensal da Funesc lançado em julho de 2015 e faz parte das ações de ocupação do Espaço Cultural. Os encontros acontecem na primeira quarta-feira do mês. A cada nova edição, o público conta com diferentes atrações da Paraíba e de outros estados da região.
Diário da Paraíba com Secom-PB
Contato com a Redação: empauta2010@gmail.com