Projeto Somos Capazes coloca a arte de pessoas com deficiência sob os holofotes

Levar a arte produzida por pessoas com deficiência para um lugar de destaque. Este é o objetivo do projeto Somos Capazes, lançado na noite desta quinta-feira (2) pelo prefeito Cícero Lucena. O evento ocorreu no Centro Cultural de Mangabeira e já no primeiro dia trouxe visibilidade para projetos de música e artes plásticas desenvolvidos por aquele público.

“Nosso compromisso é tornar essa cidade mais justa e solidária e isso só acontece quando damos oportunidades a todos, permitindo a inclusão. A cultura é um caminho para isso e aqui estas pessoas demonstram seus talentos. A Prefeitura está preocupada com cada cidadão de João Pessoa e focada em transformar para melhor a vida de todos”, declarou.

Na noite de abertura foi possível acompanhar as apresentações musicais de Guilherme Araújo, com acompanhamento instrumental de Gláucio Reggo, assim como da cantora Carolina Vieira, com Beto Melo nos teclados. Ao mesmo tempo foi aberta a exposição dos pintores Taty Oliveira e Alex Dias Moura, que permanecerá aberta ao público no local durante todo o mês de dezembro.

A ideia da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) é mapear pessoas com deficiência que tenham talentos artísticos a partir das instituições de apoio a este grupo, organizando uma agenda permanente. O projeto já se inicia em parceria com a Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad).

“Este é um projeto de inclusão pela arte. Estamos identificando o potencial dessas pessoas para construir este calendário para o próximo ano. Vamos levar a pessoa com deficiência para o lugar de criadora. Além disso, teremos o nosso coral de cadeirantes, que vai funcionar na Fundação José Américo”, explicou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Fotos: Sérgio Lucena

Secom/JP