Propaganda de ‘acesso grátis’ ao Netflix durante pandemia é falsa e direciona a site pirata

Circula no WhatsApp que a plataforma Netflix decidiu liberar o acesso a filmes e séries do seu catálogo pelo “período de isolamento das pessoas”, que estão em casa para se prevenir contra contaminações pela Covid-19, o novo coronavírus. Essa sugestão foi encaminhada por um leitor da Lupa pelo formulário LupaAqui, no qual é possível recomendar conteúdos para verificação. Confira o resultado:

“A Netflix decidiu liberar o acesso a sua plataforma de filmes e séries pelo período de isolamento das pessoas, mas é por pouco tempo o cadastramento! Corre no site”
Sugestão encaminhada por um leitor da Lupa pelo formulário LupaAqui

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. O link indicado na mensagem não é de um site de propriedade da Netflix. O domínio “netflix-usa.net” está registrado na plataforma GoDaddy, serviço pelo qual é possível manter um endereço na internet sem a necessidade de identificação pública. Como não dá para saber quem está por trás do domínio, é possível que o site seja usado para fins maliciosos. Os endereços reais da empresa, como “netflix.com” e o “netflix.com.br” estão registrados no nome da própria Netflix e suas subsidiárias.

A assessoria de imprensa da Netflix confirmou, em nota, que a plataforma não liberou o acesso ao seu catálogo de filmes e séries pelo “período de isolamento”. Segundo a empresa, não há nenhum tipo de benefício de gratuidade em vigor no Brasil, seja motivado pelo isolamento recomendado em função das contaminações pelo novo coronavírus ou não.

“A segurança dos nossos assinantes e sua informação é prioridade para a Netflix, e sabemos que hoje estão circulando pela Internet e aplicativos de mensagem algumas ofertas envolvendo o nosso serviço que são falsas”, disse a empresa.

Para saber as ofertas válidas da Netflix, é necessário acessar o site da empresa ou entrar em contato pelo serviço de atendimento ao cliente, no telefone 0800-761-4631. Caso perceba alguma movimentação estranha em sua conta, é aconselhável visitar o site da Netflix e seguir as dicas de segurança.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Diário da Paraíba com BRN