O Partido dos Trabalhadores (PT) terá uma reunião em João Pessoa entre as executivas estadual e municipal, nesta segunda-feira (7), às 16h. Na pauta, estará o segundo turno das Eleições 2024 na Capital. Jackson Macêdo, presidente do PT na Paraíba, em entrevista ao Arapuan Verdade, nesta segunda, defendeu o apoio à reeleição de Cícero Lucena, além de apontar que a candidatura própria do PT no primeiro turno levou o bolsonarismo ao segundo turno.
Luciano Cartaxo
Questionado se Luciano Cartaxo vai fugir dessa definição no segundo turno, Jackson disse não se preocupar com posições individuais. “A posição do PT é uma posição do partido, da instância. Eu não vou me preocupar com as posições individuais de cada um. Eu acho que o PT, como partido dirigente, que governa o país, tem que ter responsabilidade nesse momento.”
“Previsível”
“Era um resultado previsível. Já venho dizendo isso há muito tempo. Eu colocava essa minha preocupação sobre esse sentimento bolsonarista. É um sentimento que tem muita força, principalmente nas grandes cidades. A gente tem esse sentimento de direita polarizando com vários companheiros da esquerda, da frente-esquerda e do centro. Então em João Pessoa era muito previsível que isso acontecesse”, declarou Jackson Macêdo.
Ainda segundo o presidente estadual, “a candidatura do PT, que foi deliberada pela direção nacional contra a vontade do PT de João Pessoa e do PT estadual, facilitou a ida do sentimento bolsonarista para o segundo turno porque se a gente tivesse apoiado a chapa que tem o governador João Azevêdo, o prefeito Cícero Lucena, que já tinha PCdoB, PV, a Rede, essa eleição estaria resolvida.”
Jackson alfinetou Marcelo Queiroga e falou em responsabilidade política em João Pessoa. “Agora, sem querer fazer avaliação, balanço ou caça às bruxas, nós temos que ter responsabilidade política. A disputa é contra um candidato fascista”, disse ele.
Jackson Macêdo falou sobre a reunião de hoje na qual defenderá o apoio a Cícero Lucena no segundo turno. “Nós vamos reunir o PT, hoje, e alguns dirigentes e filiados e lideranças do partido, para que tomem decisão de apoio à candidatura de Cícero sem medo de qualquer tipo de questão. Então é tomar essa decisão, chamar uma coletiva para anunciar isso porque nós temos que ter responsabilidade política com a cidade de João Pessoa. Nós temos que ter uma posição clara e essa posição é fundamental porque ela reflete em 2026 porque eu quero todo esse campo político apoiando a candidatura do presidente Lula”, pontuou o presidente estadual do PT.
Diário da Paraíba com ClickPB