Ícone do site Diário da Paraíba

Putin aumenta os temores de III Guerra Mundial ao ameaçar atacar o ‘elo mais fraco’ da OTAN

Vladimir Putin teria provocado temores da Terceira Guerra Mundial ao ameaçar invadir terras entre a Polônia e a Lituânia.

O líder russo supostamente pretende usar o grupo mercenário Wagner para atacar em um local que foi descrito como o “elo mais fraco” da OTAN.

Andrey Kartapolov, importante parlamentar russo, alegou na televisão estatal que as tropas de Wagner deixariam a Bielorrúsia e atacariam em “questão de horas” o Corredor Suwalki, que tem importância estratégica vital tanto para a OTAN quanto para a União Européia.

Se Moscou conseguisse obter o controle do corredor, uma ligação terrestre seria criada entre a Bielorrúsia e Kaliningrado – o principal local da frota báltica de Putin.

“Está claro que Wagner (exército mercenário) foi à Bielorrússia para treinar as forças armadas bielorrussas. (Mas) não só, e nem tanto. Existe um lugar como o Corredor de Suwalki. Se algo acontecer, precisamos muito deste Corredor Suwalki’’, disse Kartapolov, deputado e presidente do comitê de defesa do parlamento russo.

“Uma força de ataque (baseada nas forças de Wagner na Bielorrússia) está pronta para tomar este corredor em questão de horas”, acrescentou.

Especialistas alertaram que a medida poderia acionar o artigo 5 da OTAN – um ataque a um membro significa um ataque a toda a organização – e colocar a aliança militar em rota de colisão com a Rússia.

BANG Showbiz Brazil

Sair da versão mobile