Após uma tempestade forte com muitos raios, quinze vacas foram encontradas mortas em uma fazenda da zona rural de Itaberaí, no centro de Goiás. Quem conta é a aposentada Lúcia Gonçalves Xavier, de 60 anos. Segundo ela, a situação ocorreu na fazenda da irmã, quando os animais estavam se escondendo sob uma árvore e acabaram tomando uma descarga elétrica.
“Realmente elas foram eletrocutadas. Inclusive, conversando com minha irmã, ela disse que no mesmo dia morreram animais em outra fazenda próxima à dela. […] Os animais tentam se proteger debaixo das árvores sem noção do perigo e acabam morrendo.”, contou.
Lúcia disse que o temporal caiu na noite de quinta-feira (16). Segundo ela, as chuvas na cidade costumam ter muitos raios e trovões e que, na data, não foi diferente.
Apesar da perda dos animais, ela disse que não houve feridos na fazenda. “Graças a Deus, só mesmo o susto pelo barulho do trovão.”, afirmou.
Gerente do centro de meteorologia da Semad, André Amorim contou que a incidência de raios na região não é uma constante, mas sim um fato isolado.
“Provavelmente, se ocorreu, a nuvem de tempestade estava com bastante descarga atmosférica que atingiu esse rebanho.”, comentou.
Amorim afirmou que acidentes com gado acabam sendo comum quando há raios. “Costumeiramente, o gado vai para debaixo de uma árvore ou cerca e o raio cai e mata vários ao mesmo tempo. Infelizmente, tendo eminencia, a pessoa tem que se proteger ou tirar criação do pasto.”, afirmou.
Diário da Paraíba com G1 Goiás