No site do ‘Reclame AQUI’, existem centenas de registros públicos de insatisfação de clientes e, em alguns casos, o tempo de espera por uma resposta da empresa paulista ultrapassa os 10 (dez) dias. (Veja imagens ao final desta matéria)
O número elevado de reclamações em desfavor da NTLOG faz a empresa ter um “Status de Reputação” classificado apenas como “Regular” por sequer alcançar a pontuação “7/10”.
Reclame Aqui
O ‘Reclame Aqui’ é considerado o canal oficial do consumidor brasileiro cujo total de 92% (noventa e dois por cento) o utiliza para pesquisar a reputação de uma empresa antes de fazer uma compra.
Para formular o índice de reputação de uma empresa, o ‘Reclame Aqui’ utiliza a “Avaliação do Reclame” ou “AR”, uma média ponderada de formulação baseada nos seguintes critérios:
- Índice de Resposta (IR) – Porcentagem de reclamações respondidas, sendo que apenas a primeira resposta é considerada;
- Média das Avaliações (Nota do Consumidor) (MA) – Leva em consideração apenas reclamações finalizadas e avaliadas. Corresponde à média aritmética das notas (variando de 0 a 10) concedidas pelos reclamantes para avaliar o atendimento recebido;
- Índice de Solução (IS) – Leva em consideração apenas reclamações finalizadas e avaliadas. Corresponde à porcentagem de reclamações onde os consumidores, ao finalizar, consideraram que o problema que originou a reclamação foi resolvido. Essas reclamações são representadas pelo ícone de status verde. (Clique AQUI e saiba mais);
- Índice de Novos Negócios (Voltaria a fazer negócios?) (IN) – Leva em consideração apenas reclamações finalizadas e avaliadas. Corresponde à porcentagem de reclamações onde os consumidores, ao finalizar, informaram que, sim, voltariam a fazer negócios com a empresa.
A NTLOG seria responsável pela distribuição de parte dos volumes comercializados através de e-commerce por grandes empresas como: Centauro, Dafiti, Petlove e Mandaê, dentre outras.
Números
Dados divulgados na quinta-feira (11/05) pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, através do Observatório de Comércio Eletrônico, revelam que o e-commerce cresceu 20% em 2022, em relação ao ano anterior.
De acordo com os números do Observatório, em 2022, o valor total bruto movimentando pelo e-commerce na Região Nordeste, enquanto destinatária, foi de R$ 29.995.687.410,56 (vinte e nove bilhões, novecentos e noventa e cinco milhões, seiscentos e oitenta e sete mil, quatrocentos e dez reais e cinquenta e seis centavos), montante que corresponde a 16,03% do total movimentado no país pelo setor.
Porém, mesmo atendendo nesse mercado crescente e ainda representando grandes empresas, o número de reclamações evidenciadas por parte de clientes de vários Estados do país mostra que a NTLOG tem seguido, aparentemente, na contramão do crescimento empresarial ao acumular inúmeras insatisfações devido a uma notória ineficiência na prestação do serviço que se dispõe a realizar.
Fica o espaço aberto para que a NTLOG realize as considerações que julgar necessárias.
Fonte: Portal da Capital