“O que nós mais ouvíamos durante a campanha andando pelas ruas de João Pessoa era a quantidade de exames represados nas unidades de saúde da família. Agora, a Regulação vai ‘in loco’ para todas as unidades da Capital fazer esse levantamento dos exames represados e aí vamos marcando na medida do possível. Até o final do próximo mês, nós queremos estar com todos os exames já marcados. Exames de 2018, 2019, 2020 vão ser todos feitos pela Prefeitura de João Pessoa”, destacou Leo.
A secretária de Saúde de João Pessoa, Margareth Diniz, afirmou que o objetivo principal do projeto é destravar a vida das pessoas que buscam a marcação de exames e consultas há bastante tempo. Ela citou o exemplo de uma senhora que, por não conseguir agendar seu exame, necessitou vender seu botijão de gás para poder realizá-lo na rede particular.
“A partir de agora, quando a marcação é feita aqui, a Regulação já autoriza. Nós temos 203 unidades e é impossível que nós façamos isso concomitantemente em todas, então, vamos começar em duas unidades por semana. Nosso propósito é que na sequência, com um sistema tecnológico, quando o médico solicitar o exame com a Regulação, a autorização para fazer o exame já chegue diretamente à pessoa através do celular, do e-mail. Com isso, a gente vai reduzir em média 50% do tempo para a autorização do exame chegue ao usuário”, explicou Margareth.
Os primeiros beneficiados foram os usuários da USF Doce Mãe de Deus, no bairro Valentina Figueiredo, e a próxima será a USF São Rafael, no Castelo Branco, mas o programa vai contemplar unidades dos cinco distritos sanitários do município. “Estamos fazendo uma grande busca e indo até a USF, entregando na mão do usuário todos os exames, consultas e qualquer pendência que havia no sistema de regulação”, explicou Ana Giovana Medeiros, diretora da Central de Regulação da SMS.
De acordo com Ana Giovana, a Central de Regulação autorizou mais de 700 mil procedimentos em 2021. “Nosso objetivo é operacionalizar esses números e, com isso, poderemos potencializar a assistência. Queremos atingir bairros diferentes a cada semana e estamos começando pelas unidades maiores. Só hoje são 270 procedimentos que já estão marcados”, afirmou.
Usuária satisfeita – Maria Lúcia foi uma das primeiras atendidas pelo programa Regulação Itinerante. A aposentada há tempos buscava agendar atendimento psiquiátrico, mas estava tendo dificilmente. Com o novo projeto, em minutos ela já estava com sua consulta marcada. “Há alguns meses que eu tava para marcar meu atendimento e não conseguia. Hoje, com o Regulação Itinerante não demorei mais que alguns minutos. Estou muito satisfeita com o projeto”, declarou.
Serviço – A Central de Regulação é responsável pelo gerenciamento de toda a oferta de procedimentos da rede municipal de saúde e rede conveniada e contratada, adotando o sistema de classificação de risco para a definição das prioridades no acesso a exames laboratoriais e de imagem e consultas de diversas especialidades. Além de João Pessoa, a Regulação Municipal atende também os outros 222 municípios da Paraíba, por meio de pactuação.
De forma geral, a porta de entrada para marcar as consultas, exames, cirurgias e outros procedimentos é a Atenção Básica, por meio das equipes de saúde da família, que encaminham para a Central de Regulação a requisição de agendamento. Em alguns casos, o próprio usuário leva a requisição diretamente para a Regulação, a exemplo de cateterismo, colonoscopia e ressonância com contraste.
O serviço está localizado na Avenida Rio Grande do Sul, nº 1.280, Bairro dos Estados. Os números de telefone para contato são: 3218-9882, 3218-9861 ou 3218-9865. O horário de funcionamento é das 8h às 15h30.
Secom JP