Em uma das mais relevantes contendas societárias que o Brasil já presenciou, envolvendo uma cifra superior a R$ 15 bilhões, o ex-ministro Ricardo Lewandowski, recém-aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), foi contratado pelo Grupo J&F para desempenhar o papel de consultor jurídico. O grupo, liderado pelos irmãos Joesley e Wesley Batista, enfrenta atualmente os indonésios da Paper Excellence na batalha pela Eldorado Papel e Celulose.
No embate pelo domínio da companhia, os dois grupos, além de uma sólida defesa técnica, estão em busca dos consultores jurídicos mais respeitados do sistema judiciário brasileiro. Lewandowski, neste cenário, passa a integrar um time altamente qualificado que já conta com o ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), César Asfor Rocha, e o ex-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), Manoel de Calças.
O Tribunal de Justiça de São Paulo é o palco atual desta disputa societária. Em contrapartida, a Paper Excellence contratou o ex-presidente Michel Temer como consultor jurídico. Temer tornou-se adversário de Joesley Batista após ter sido gravado de maneira secreta pelo empresário em 2017, na garagem do Palácio do Jaburu, em Brasília.
Conforme relatos de fontes próximas, o investimento em consultores jurídicos pelos grupos envolvidos na disputa chega a centenas de milhões de reais. A chegada de Lewandowski à equipe do Grupo J&F demonstra o nível de comprometimento e os recursos que ambos os grupos estão dispostos a aplicar neste conflito.
Com informações do Economic News Brasil