Risco de colapso: Hospital da Unimed suspende cirurgias eletivas

O Conselho de Administração da Unimed João Pessoa, através de medida emergencial, decidiu suspender de forma temporária do agendamento de novas cirurgias eletivas, tanto na rede própria quanto na rede de hospitais credenciados à operadora, durante o período de 17 à 26 de fevereiro/2021, mantendo válidas a realização das cirurgias previamente autorizadas. Esta suspensão não abrange os procedimentos de urgência, oncológicos, obstétricos e aqueles com risco iminente de vida ou agravo ao paciente.

 

De acordo com nota distribuída com a imprensa, a medida se faz necessária em face ao aumento exponencial evidenciado nas internações por Covid-19 nos últimos 15 dias. Este ritmo preocupante pode estar relacionado ao relaxamento das medidas sanitárias pela população, aliado à circulação de novas cepas do vírus mais contagiosas e, portanto, potencialmente responsáveis por um maior tempo de internação.

 

Confira a nota na íntegra:

 

 

Suspensão preventiva das cirurgias eletivas

Em razão do atual cenário progressivo de contágio da pandemia de Covid-19, o Conselho de Administração da Unimed João Pessoa, através de medida emergencial, informa a suspensão temporária do agendamento de novas cirurgias eletivas, tanto na rede própria quanto na rede de hospitais credenciados à operadora, durante o período de 17 à 26 de fevereiro/2021, mantendo válidas a realização das cirurgias previamente autorizadas. Esta suspensão não abrange os procedimentos de urgência, oncológicos, obstétricos e aqueles com risco iminente de vida ou agravo ao paciente.

Essa medida se faz necessária em face ao aumento exponencial evidenciado nas internações por Covid-19 nos últimos 15 dias. Este ritmo preocupante pode estar relacionado ao relaxamento das medidas sanitárias pela população, aliado à circulação de novas cepas do vírus mais contagiosas e, portanto, potencialmente responsáveis por um maior tempo de internação. Estes dois fatores contribuem para o balanço desfavorável da relação internação/alta e podem promover o colapso na capacidade operacional da rede própria e credenciada.

Cientes da difícil decisão, já postergada em outros momentos, mas adotada por algumas Unimeds, agradecemos a compreensão de todos e nos colocamos à disposição para maior detalhamento. Nosso propósito é garantir o acesso assistencial à saúde para nossos usuários, cooperados e colaboradores.

Vamos seguir no combate à pandemia, respeitando as medidas de distanciamento social, higienização das mãos e uso de máscaras.