Sábado é Dia D de multivacinação e vacinação contra poliomielite

O Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação e a Vacinação contra a Poliomielite ocorre neste sábado (17) em todo o Brasil. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), 1.523 pontos de vacinação da Paraíba funcionam neste sábado (17), das 8h às 17h, para facilitar o acesso e aumentar a cobertura vacinal do estado.

Até o momento, 22.770 doses da vacina contra a Poliomielite foram aplicadas, o que equivale a 9,71%. O município com maior cobertura é Santo André, com 91,11%. A chefe do Núcleo de Imunização SES, Isiane Queiroga, explica que a baixa cobertura pode estar relacionada à falta de atualização no sistema pelos municípios.

“Tem muito município silencioso, que já começou a vacinar e ainda não alimentou o sistema de notificação. Essa atualização precisa ser diária. É importante reforçar também que os municípios façam uma busca ativa dos não vacinados e elaborem uma estratégia para que essas pessoas levem as crianças, organizando essa ida em turnos de atendimento pelos agentes comunitários para evitar aglomerações”, pontua.

O objetivo da campanha é atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes, além de reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no país. Todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança e do adolescente estarão disponíveis e é muito importante que os pais não deixem de levar seus filhos.

O público-alvo, estabelecido pelo Ministério da Saúde, para a multivacinação são as crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. Já a campanha contra a poliomielite será voltada para as crianças menores de cinco anos de idade, com estratégias diferenciadas para as crianças menores de um ano e para aquelas na faixa etária de 1 a 4 anos de idade. A meta para a campanha é vacinar 95% do grupo com idade de um ano a menor de cinco anos.

João Pessoa

Segundo o chefe de Imunização da Secretaria de Saúde da Capital, Fernando Virgolino, haverá mais de 100 pontos de atendimento, entre Unidades de Saúde da Família (USFs), Policlínicas Municipais e Centro Municipal de Imunização (CMI), funcionando de 8h às 12h: “Com a vacinação acontecendo normalmente de segunda a sexta, o dia D é voltado para atender aqueles pais que não podem levar as crianças e adolescentes durante a semana”, explicou ele.

A campanha será durante todo o mês de outubro. Durante a semana, as vacinas são aplicadas nas unidades de saúde da família (USF), de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h, e das 12h às 16h; nas policlínicas municipais, de segunda a sexta, das 7h às 17h; e no Centro Municipal de Imunizações (CMI), também de segunda a sexta, das 8h às 16h. Em caso de dúvidas, os pais ou responsáveis podem ligar para o telefone: 3212-3371.

Campina Grande

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande, 67 Unidades Básicas de Saúde, Centros de Saúde e Policlínicas vão funcionar das 8h às 17h na cidade para garantir a vacinação.

Patos

Em Patos, as ações serão realizadas simultaneamente nas unidades de saúde do município, das 8h às 17h. Será necessária a apresentação do Cartão de Vacinação, Cartão SUS e uso obrigatório de máscara de proteção como forma de prevenção contra a Covid-19.