Santa Rita inicia vacinação para crianças contra covid-19 nesta segunda-feira

A Secretaria de Saúde de Santa Rita, inicia nesta segunda-feira (17), a vacinação para crianças de 5 a 11 anos, com deficiência permanente ou comorbidades.
A saúde em parceria com a educação municipal, vai realizar a ação itinerante chamada de ‘Vacina na Escola’, que percorrerá as escolas do município, levando o imunizante para mais perto das crianças. Neste sentido a abertura da vacinação infantil ocorrerá na manhã de segunda-feira (17), na Escola Municipal Antônio Pereira de Almeida, no bairro de Marcos Moura.
No mesmo dia os pontos de vacinação do PAM e CER, também estarão disponibilizando a vacina. Nesta primeira etapa, só será vacinada as crianças inseridas nesses grupos prioritários.
A saúde não exigirá prescrição médica para que os pais ou responsáveis vacinem crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19.  No momento da vacinação, os pais ou responsáveis devem estar presentes, manifestando sua concordância com a imunização. Para crianças com comorbidades será solicitado o laudo médico que comprove a comorbidade, cartão de vacina e cartão SUS.
A vacina contra a Covid-19 Pfizer-Cominarty Pediátrica, chegou à Paraíba na sexta-feira (14) e foi distribuída, pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). Em Santa Rita, a imunização vai acontecer de forma gradual. As doses são fabricadas pela Pfizer e são específicas para a faixa etária. O conteúdo líquido corresponde a 1/3 da dosagem tradicional destinada ao público adulto. A vacina será dada em duas doses e com 21 dias de intervalo – assim como nos adultos.
“Segundo recomendação do Ministério da Saúde, estamos iniciando a vacinação infantil, priorizando os de deficiência permanente e comorbidades, com o objetivo de proteger essas crianças das variantes que estão surgindo. E iniciaremos com a ação Vacina na Escola, com a meta de vacinar a criançada diretamente nas escolas. Estamos planejando, e nos esforçando ao máximo para imunizar o maior número de crianças nesta primeira etapa em Santa Rita”, destacou Luciano Carneiro, secretário de Saúde de Santa Rita.
Secom-PMSR