“Os shows na Lagoa comprovam a nossa política de cultura para os eventos públicos de João Pessoa, para o São João. Encerramos de uma maneira majestosa, com total organização, forte presença do público, os músicos super empolgados. Do primeiro ao último show, só vimos dedicação dos nossos artistas e isso é muito importante”, avalia o diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Marcus Alves.
“Quero agradecer muito a toda equipe da Funjope e às demais secretarias envolvidas, todas as instituições que nos ajudaram a desenvolver esse trabalho. Estão todos de parabéns”, disse.
Marcus Alves também observou que o prefeito Cícero Lucena tem estimulado a Funjope a manter essa linha de atuação, de incluir, cada dia, os artistas dos diversos estilos e origens e, sobretudo, os artistas locais. “Esse São João provou a força dos artistas, dos cantores, das cantoras, dos grupos de João Pessoa e da Paraíba”, acrescentou o diretor.
Zero ocorrência – Realizado pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Funjope, o evento foi marcado pela segurança, sem nenhuma ocorrência policial. A Polícia Militar atuou com o policiamento motorizado, de Radiopatrulhamento, Rotam, Cavalaria, policiamento a pé, envolvendo mais de 150 homens por noite.
“Não tivemos nenhum registro de ocorrência. O cidadão veio brincar o São João e encontrou a Polícia Militar no terreno, distribuída de forma planejada pelo nosso comandante do 1º Batalhão”, destacou o major Sena, que comandou a equipe na última noite.
Ele ressaltou que o São João Multicultural é uma festa familiar, na qual as pessoas puderam brincar e contar com a Polícia Militar em suas diversas modalidades, em parceria com os demais órgãos de segurança como a Polícia Civil e Guarda Municipal. “O registro é de zero ocorrência”, frisou.
O Samu-JP também destacou que, nesses quatro dias, foram poucas ocorrências. “A maioria por excesso de bebidas alcoólicas. Não tivemos nenhum atendimento por trauma ou agressão física. Foi tudo muito tranquilo e os poucos atendimentos que tivemos foram feitos no local e liberados. Não foi preciso fazer nenhum tipo de remoção”, declarou o condutor socorrista do Samu-JP, Vandick José.
A Guarda Municipal esteve presente em todos os pontos do Parque, com equipe de monitoramento, motopatrulhamento e homens a pé. “Tudo muito tranquilo. O trabalho preventivo funcionou e não tivemos nenhuma ocorrência. Tudo em paz, em ordem e com segurança”, afirmou o diretor de Operações, Sandro Alex da Costa Silva.
Artistas – A noite deste domingo (25) foi de emoção para os artistas. O Vaqueiro Milcemar disse que teve uma oportunidade única de participar do São João de João Pessoa, uma grande responsabilidade abrir a última noite do evento, levando alegria para o público que foi prestigiar os shows.
“Para mim, que sou uma figura nordestina, vindo lá do Sertão da Paraíba, é um privilégio muito grande poder fazer parte desse evento de tamanha grandeza para nossa cultura, para nossa região e nossa Paraíba”, declarou.
João Lima cantou e fez o público dançar mesmo sob chuva. Antes do show, ele afirmou que a expectativa estava a mil. “Quero mandar um grande beijo para a galera da Funjope. Muito obrigado pelo carinho. Sou sempre bem recepcionado aqui”, elogiou.
A Banda Encantu’s tem se apresentado em várias festas pelo Nordeste e pelo Brasil, e seus integrantes garantem que a Capital paraibana está fazendo bonito. “Segunda edição do São João e Banda Encantu’s junto. Só tenho a agradecer. Que festa linda! Fiquei acompanhando os outros dias e a galera arrebentou”, declarou a vocalista Manu Barbosa. “Fico feliz e é uma grande honra estar aqui pela segunda vez nesse São João maravilhoso”, declarou Marcelo Mendes.
Fechando o São João de João Pessoa, a Banda Cavalo de Pau segurou o público até o finalzinho do São João Multicultural. “É uma maravilha. Estamos muito felizes e honrados, sabendo da responsabilidade que é encerrar o São João de João Pessoa. Agradecemos o carinho dessa galera que está curtindo na chuva”, declarou a vocalista Eliane Fernandes.
Sabrina Araújo, também vocalista, confessou que, antes mesmo de começar o show, deu uma olhadinha. “A galera animada, cantando tudo”, observou. Alex Santos, o terceiro integrante da banda, ressaltou que são 30 anos de parceria. “Esta é a nossa segunda casa e trouxemos muito forró das antigas e arrasta pé”.
Público – Os amigos Marcelo de Sousa, comerciário, e o office boy James Daniel de Ávila, estavam animados. “O evento está bem caloroso, mesmo com chuva. Encontrei vários amigos das antigas. Então, esse São João é uma oportunidade para tudo, para me divertir, rever pessoas que há tempos não via”, disse Marcelo.
“E também tem muita segurança. Em todo lugar a gente observa que tem policiamento, ambulância. É muito bom estar numa festa como essa e se sentir seguro”, enfatizou James.
A promotora de merchandising Josélia Lima de Oliveira foi prestigiar a última noite do São João Multicultural e não se arrependeu. “Viemos ver as bandas e estamos gostando muito. Está tudo muito organizado, com segurança em todo lugar. Excelente”, declarou.
Integração – O São João Multicultural de João Pessoa foi uma ação integrada da Prefeitura de João Pessoa e Governo do Estado, envolvendo várias secretarias como a Comunicação (Secom), Infraestrutura (Seinfra), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Saúde (SMS), Meio Ambiente (Semam), Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), Mobilidade Urbana (Semob), Limpeza Urbana (Emlur), Polícia Militar, Samu-JP, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Cultura da Paraíba.
O evento teve início no dia 7 de junho, com o XVII Festival de Quadrilhas Juninas de João Pessoa, que seguiu até o domingo (11). Teve também o XX Concurso Paraíba Junino, de 12 a 16, ambos com média de oito mil pessoas por noite.
Para relembrar, o São João Multicultural de João Pessoa começou com as apresentações de Fabrício Rodrigues, Eliane – a Rainha do Forró, Luka Bass e Danieze Santiago. Na sexta-feira (23), subiram ao palco Berinho Lima, James Sousa e Vicente Nery. Já o sábado (24) foi animado pela Banda Forró da Live, Walkyria Santos e Israell Muniz.
Fotos- Daniel Silva/Secom JP