A programação contempla diversos setores da saúde como o Banco de Leite Anita Cabral, o Sistema de Saúde Prisional, o Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC), a Escola de Saúde Pública (ESP), além da parceria com outras secretarias como a Secretaria de Estado da Mulher e Diversidade Humana (Sedh) e a Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). As atividades serão on-line, com webnários, curso de manejo clínico e oficinas realizadas em plataformas virtuais, e presenciais, sempre obedecendo aos protocolos sanitários. As ações se iniciam no dia 1º de março e seguem até o fim do mês.
De acordo com a gerente executiva de Atenção à Saúde da SES, Izabel Sarmento, as ações de saúde da mulher são realizadas e pensadas durante o ano inteiro, não apenas no mês de março. “Aproveitamos essa data para destacar a importância de planejar a saúde da mulher de forma contínua, chamando a atenção para os temas relativos à prevenção e cuidados integrais que vão desde a higiene pessoal, passando por exames de rotina até os casos que exigem atendimento especializado”, pontua.
A programação contempla ainda rodas de conversas sobre autocuidado e oferta de mamografia bilateral de rastreamento funcionárias da SES, além de ações voltadas para as reeducandas do Presídio Regional Feminino de Patos e Cajazeiras.
Programação:
Dia 01/03 – Atendimento médico, voltado para saúde íntima da mulher para reeducandas do Presídio Regional Feminino de Patos e Cajazeiras;
Dia 08/03 – Encontro on-line com as doadoras sobre “Saúde da mulher e alimentação”;
Dias 07, 08, 09 e 10/03 – Curso On-line de Manejo Clínico da Lactação para os Hospitais Amigo da Criança;
Dias 04, 07, 11, 14, 18, 21, 25 e 28/03 – Realização de oficinas para implantação do instrumento para Estratificação de risco Gestacional na APS dos 223 municípios;
Dia 22/03 – Webinário sobre pré-natal odontológico;
Dia 31/03 – Webinário violência obstétrica/ Direitos sexuais e reprodutivos.
Secom-PB