Se Liga No Enem Festival mobiliza mais de mil estudantes em Guarabira e Mamanguape

Com o objetivo de preparar os estudantes da 2ª e 14ª Gerências Regionais de Educação para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), a Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia realizou, no último sábado (21), o Se Liga No Enem Festival nas cidades de Guarabira e Mamanguape.

O evento reuniu mais de mil estudantes nas duas cidades e contou com aulas de revisão, redação, oficinas, laboratórios, preparação emocional, circuito de games educativos, concurso de cosplay, k-pop e campeonato de jogos eletrônicos LoL.

Em Guarabira, o evento aconteceu na Escola Cidadã Integral Técnica Dom Marcelo Pinto Carvalheira, com a participação de 650 estudantes. Em Mamanguape, o Se Liga No Enem reuniu 380 estudantes na Escola Cidadã Integral Técnica João da Mata Cavalcanti de Albuquerque.

O destaque dessas edições foi o campeonato League of Legends (LoL), realizado na ECIT Mamanguape. LoL é um jogo eletrônico do gênero ‘multiplayer online battle arena’ com estratégias que contribuem para a formação do estudante como: raciocínio lógico, matemática, planejamento e desenvolvimento das habilidades socioemocionais. O jogo é popular e realiza anualmente grandes torneios nacionais e o internacional World Championship.

Com o crescimento do interesse em jogos eletrônicos, a SEECT vem desenvolvendo várias ações que ampliem o repertório de conhecimentos dos estudantes. Para a edição do Se Liga no Enem Festival em Mamanguape foi desenvolvido um torneio local, com a participação de 20 estudantes da rede estadual e coordenado pelo estudante egresso do Curso Técnico de Manutenção e Suporte em Informática da ECIT Mamanguape, Davi Lindon Gomes, atualmente discente do curso de Licenciatura em Ciências da Computação na Universidade Federal da Paraíba. A equipe vencedora participante do torneio foi a equipe Oldmonkeys, da cidade de Rio Tinto.

Com a aproximação do Enem, o gerente de Ensino Médio, Robson Rubenilson, afirma que os estudos serão reforçados. “Além do Se Liga no Enem Festival, que aconteceu em todas as 14 Gerências Regional de Educação e reuniu mais de 9 mil estudantes até agora, em outubro todas escolas estaduais irão realizar aulões de reta final com revisão, simulados, oficinas de redação e momentos de orientação emocional”, adiantou.

O Se Liga no Enem é um programa do governo do estado da Paraíba, que, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, atua em vários formatos: ‘SeLigaNoEnem Festival’, com 28 edições festivais aos sábados em todas as Gerências Regionais; e ‘SeLigaNoEnem na Escola’, com 64 polos presenciais de aulas para escolas regulares e integrais, abrangendo mais de 9 mil alunos.

E mais: ‘SeLigaNoEnem’ Egressos (ex-alunos), com 1.770 vagas para alunos que concluíram o ensino médio na rede estadual, sendo 720 para aulas presenciais em quatro polos, e outras 1.050 para Ensino à Distância (EAD); ‘Núcleo de Redação’, com produção de uma redação por mês simultaneamente em todo o estado, envolvendo 412 escolas e mais de 29 mil estudantes; e ‘Simulados’, com realização de dois simulados, um em maio e outro em agosto, dentro das competências e habilidades do Enem.

Diário da Paraíba com Secom-PB