Secretaria de Saúde da Paraíba explica funcionamento dos serviços durante isolamento

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), de acordo com a Normativa anunciada pelo governador João Azevêdo, na manhã dessa terça-feira (17), informa como vão funcionar os serviços de saúde, durante o período de isolamento do novo coronavírus.

Segundo o documento, todas as salas de urgência e emergência estarão abertas, os servidores de saúde continuarão trabalhando e não podem tirar férias nos próximos 60 dias. Porém, a rotina de alguns serviços será alterada. Os transplantes, por exemplo, estão suspensos em todo o país, não podendo ser realizados enquanto a situação de emergência estiver em vigor, assim como as atividades ambulatoriais rotineiras e de baixa complexidade serão suspensas.

Para as pessoas com tosse, coriza, espirros, febre e leve indisposição para as atividades de rotina, a recomendação é que elas devem permanecer em casa, até a melhora do quadro clínico (máximo de 14 dias), podendo utilizar-se dos telefones disponibilizados para obterem informações adicionais. A SES reforça que o hospital deve ser buscado apenas nos casos em que pacientes apresentem sintomas graves como falta de ar.

Na normativa, o Governo desencoraja as visitas aos pacientes em unidades hospitalares, principalmente aqueles que possuem sintomas gripais. Já para a educação em saúde, as aulas teóricas dos programas de residência serão realizadas no modelo de Ensino à Distância (EAD), sendo mantida as 48h semanais da parte prática. Os novos ciclos de estágio serão suspensos e a recomendação é aproveitar os estagiários que ainda estão vigentes. Alunos de internato também poderão ser mantidos.

Sobre as cirurgias eletivas, apenas as cardíacas e oncológicas serão realizadas durante o período da situação de emergência. As demais serão suspensas, com efeito imediato, para disponibilização de leito hospitalar. O Centro de Dispensação de Medicamentos Excepcionais (Cedmex) continua funcionando normalmente.

A normativa também determina que Instituições de Longa Permanência e Abrigos não permitam, pelo prazo de 30 dias, visitas aos idosos residentes. Além disso, recomenda que elas procurem uma unidade de saúde mais próxima para vacinação anti-influenza dos idosos, a partir do dia 23 de março. O Governo reforça a importância da busca ativa aos idosos, em especial aqueles acima de 80 anos, para a aplicação da vacina anti-influenza de forma domiciliar.

Em reunião preparatória para o enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19) na tarde dessa terça-feira, o secretário executivo de Gestão de Unidades de Redes de Saúde da SES, Daniel Beltrammi, apresentou a Normativa aos representantes da Rede de Unidades de Saúde. Para ele, o encontro foi importante para congregar, combinar e produzir consenso de como a Paraíba vai lidar com a epidemia, assim que ela se instalar no estado. “Estamos no momento da fase de preparação e alerta e é aqui que a gente combina, que a gente organiza tudo o que vai ser necessário de inteligência humana de recurso e de processo para atender todas as necessidades que o Covid-19 vai apresentar”, pontua.

Durante a agenda, Daniel Beltrammi reforçou a preocupação com os servidores que estão apresentando sintomas de gripe e continuam trabalhando nos serviços como também aqueles com mais de 60 anos. “Precisamos lembrar que o sintomático respiratório deve ficar em casa, pelo menos por 7 dias. É importante também tirar os servidores com mais de 60 anos que continuam trabalhando na linha de frente nas unidades de saúde. A recomendação é realocar essas pessoas em outras atividades”, observa.

Diário da Paraíba com Secom PB