Secretaria de Saúde da Paraíba investiga suspeita de coronavírus em casal que viajou à França

A Secretaria de Estado da Saúde na Paraíba está investigando dois novos casos suspeitos de coronavírus no Estado. A informação foi confirmada ao ClickPB pelo secretário da Saúde, Geraldo Medeiros, nesta segunda-feira (02).

Segundo as primeiras informações, um homem de 43 anos de idade e uma mulher de 31 anos de idade, viajaram para a França e retornaram para João Pessoa. Seis dias após o retorno, eles apresentaram os primeiros sintomas. O casal está isolado em casa, já que não foi percebido nenhum sinal indicativo de hospitalização.

O Governo da Paraíba, através da Secretaria de Saúde, emitiu uma nota com mais detalhes sobre o caso. O casal permanece em casa sendo acompanhado pela vigilância Municipal de João Pessoa.

O casal procurou atendimento médico por conta própria após sentir os primeiros sintomas. Conforme o protocolo, a Vigilância Municipal de João Pessoa foi acionada, realizou coleta e submeteu notificação para avaliação. Depois que passaram por avaliação médica, eles foram orientados a permanecer em isolamento domiciliar, já que não apresentam sinais clínicos que necessitem de internação.

Na última sexta-feira (28), o primeiro caso suspeito de coronavírus na Paraíba foi descartado após o resultado do exame. O Instituto Evandro Chagas, no Pará, detectou Rinovírus no material coletado no paciente que estava internado em ala isolada do Hospital Clementino Fraga. Na noite deste domingo (1º), o homem de 59 anos de idade recebeu alta hospitalar.

NOTA

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) informa que foram notificados nesta sexta-feira (28/02) dois casos suspeitos para o novo Coronavírus (COVID-19) na Paraíba. Trata-se de um Homem de 43 anos, e uma Mulher de 31 anos, ambos com histórico de viagem à França, com início de sintomatologia 06 dias após chegada ao Brasil. 

O casal buscou atendimento médico por conta própria em hospital privado, o qual contactou Vigilância Municipal de João Pessoa que realizou coleta e submeteu notificação para avaliação, segundo definição de caso, para o CIEVS Estadual. Após avaliação médica, o casal foi orientado a ficar em isolamento domiciliar por não apresentar sinais clínicos que necessitassem hospitalização. Ambos seguem monitorados pela Vigilância Municipal de João Pessoa e no aguardo dos resultados laboratoriais que foram encaminhados no dia 29/02 ao LACEN/PB.

Importante destacar que a Paraíba possui um plano estadual para notificação e assistência para o novo Coronavírus, elaborado desde o fim de Janeiro e amplamente divulgado entre profissionais de saúde da rede pública e privada de todo o estado. As unidades de referência para atendimento de casos prováveis do COVID-19 são o Hospital Clementino Fraga e Hospital Universitário Lauro Wanderley, sendo este último para pacientes da pediatria, em João Pessoa e o Hospital Pedro I, em Campina Grande

Em 24/02 a Paraíba fez a sua primeira notificação de caso suspeito, que foi descartado no último dia 28, após resultado de exames laboratoriais apontarem para gripe comum. Até o presente momento, não há evidências de circulação do vírus no Brasil, sendo os casos confirmados todos importados. 

ATUALIZAÇÃO DAS DEFINIÇÕES OPERACIONAIS

Diante da confirmação de caso do coronavírus no Brasil e considerando a dispersão do vírus no mundo. A Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde informa que a partir de 01 de março de 2020, passa a vigorar as seguintes definições operacionais para a saúde pública nacional. 

1. CASO SUSPEITO DE DOENÇA PELO CORONAVÍRUS 2019 (COVID-19)

Situação 1: *Febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros). E histórico de viagem para área com transmissão local, de acordo com a OMS, nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas; Ou

Situação 2: Febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros). E histórico de contato próximo de caso suspeito para o coronavírus (COVID-19), nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas.

2. PROVÁVEL DE DOENÇA PELO CORONAVÍRUS 2019 (COVID-19)

Contato próximo domiciliar de caso confirmado laboratorial, que apresentar febre E/OU qualquer sintoma respiratório, dentro de 14 dias após o último contato com o paciente. 

3. CONFIRMADO DE DOENÇA PELO CORONAVÍRUS 2019 (COVID-19)

A) CRITÉRIO LABORATORIAL: Resultado positivo em RT-PCR, pelo protocolo Charité. 

B) CRITÉRIO CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICO: Contato próximo domiciliar de caso confirmado laboratorial, que apresentar febre E/OU qualquer sintoma respiratório, dentro de 14 dias após o último contato com o paciente e para o qual não foi possível a investigação laboratorial específica. 

NOTIFICAÇÃO 

Todos os casos devem ser registrado por serviços públicos e privados, por meio do formulário eletrônico disponível no endereço http://bit.ly/2019-ncov, dentro das primeiras 24 horas a partir da suspeita clínica. Para maiores esclarecimentos contactar o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde – CIEVS/PB, Telefone: (83) 98828 2522 e E-mail: [email protected]

João Pessoa, 01 de Março de 2020

Diário da Paraíba com ClickPB