Secretário de Saúde diz que Paraíba ainda não atingiu imunidade de rebanho e critica aglomeração após Treze vencer o Paraibano: “tragédia sanitária”

A Paraíba apresenta queda na ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) para Covid-19. Embora comemore ter menos casos graves da doença, o estado ainda não garantiu a ‘imunidade de rebanho’. As informações foram repassadas ao portal ClickPB pelo secretário estadual de Saúde, Geraldo Medeiros, nesta segunda-feira (17).

O secretário explicou, 30 dias atrás ao ClickPB, que a imunidade de rebanho faz com que a curva de novos casos diminua porque, quanto mais infectados já imunizados, menos o vírus se espalha e o número de contaminados vai diminuindo. Assim, chega-se à tão sonhada queda de pandemia. “Na vigência de uma pandemia quando temos uma população amplamente imunizada isso é o que a gente chama de imunidade de rebanho. Só que para o arrefecimento de uma pandemia é necessário ter de 50% a 60% da população imunizada.”

Ele informou que o número de casos por dia permanece dentro de uma média. “O plateau sustentado permanece. Existe uma diminuição de percentual de leitos de UTI adulto ocupados. Imunidade coletiva ainda não atingiu níveis seguros”, explicou o secretário.

Em comentário compartilhado em rede social, Geraldo Medeiros alertou os jovens para que protejam suas famílias, citando o exemplo da Europa, em que esse público tem se aglomerado e causado novo aumento no número de casos da Covid-19.

“Otimismo com prudência. Se as pessoas não entenderem que necessitamos manter os cuidados de prevenção até chegar a vacina poderá ocorrer aquilo que nós estamos visualizando na Europa. Ontem ocorreram mais de 30 mil casos novos confirmados na Europa. Os jovens estão se aglomerando,se contaminando e levando para dentro de casa o novo coronavírus, que mata principalmente os pais, avós e bisavós destes jovens”, declarou ele.

O secretário criticou a comemoração da vitória do Treze, na final do Campeonato Paraibano 2020, a qual gerou aglomeração nas ruas. “Sábado em Campina ocorreu uma tragédia sanitária.”

Diário da Paraíba com ClickPB