O secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros negou, durante entrevista ao programa ‘F5’ na 89 Rádio POP, nesta terça-feira (22), que as aulas presenciais serão retomadas na Paraíba a partir de outubro deste ano.
De acordo com informações divulgadas em alguns meios de comunicação, já teriam sido definidas as possíveis datas de retorno das atividades do sistema educacional, público e privado, em todo o Estado. Sendo informado que, no dia 6 de outubro poderiam voltar as aulas do 3ª ano, dia 13 seriam liberadas as atividades presenciais para o 2ª ano e, no dia 20 do mesmo mês, retornaria o 1º ano.
“Esse atitude baseada no achismo não é a posição que a Secretaria adota desde o início da pandemia. Estamos trabalhando sempre com as evidências científicas, com transparência e verdade, e não há esse prenúncio de abertura das aulas presenciais. Isso seria temerário neste momento”, afirmou.
O secretário ainda afirmou que está aguardando a realização do inquérito sorológico, que irá testar dois mil lares paraibanos, para identificar pessoas com mais de 60 anos ou pessoas com menos de 60, mas que tem doenças associadas, e que dividem espaço com crianças e adolescentes entre 13 e 17 anos.
O objetivo é ter um ideia exata do grau de imunidade e quais serão os resultados pós-reaberturas das escolas em toda a Paraíba.
“Não temos vacina ainda. É necessário ter consciência que vamos ter que conviver alguns meses ainda com restrições sociais, uso de máscaras em ambiente público e fechado, lavagem das mãos com água e sabão, utilização do álcool em gel e o distanciamento social, somente assim poderemos conviver, flexibilizando, com o vírus”, explicou o secretário.
Diário da Paraíba com Paraíba Já