Secretário traça parcerias com o Ministério da Ciência e Tecnologia

O Polo Tecnológico Extremo Oriental das Américas (Extremotec), da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), foi apresentado hoje, em Brasília, no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). “Também tratamos da fibra ótica já instalada em João Pessoa e da parceria com o governo federal na implantação, na capital paraibana, da cidade inteligente”, informa o secretário Durval Ferreira, da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec).

A comitiva pessoense foi recebida pelo chefe de gabinete do ministério, brigadeiro Celestino Todesco. “Apresentamos o Polo Extremotec, que já tem ações efetivas, graças às atividades dos parceiros e da iniciativa do prefeito Luciano Cartaxo (PV) de conceder uma redução de ISS de 5% para 2%”, relembra Durval.

Com a implantação da cidade inteligente, João Pessoa poderá, num futuro próximo, ter, por exemplo, todas as escolas da rede municipal de ensino conectadas e integradas; construir um transporte coletivo mais eficiente, onde os cidadãos consigam consultar o horário e itinerário dos ônibus por meio de smartphones e tabletes; e criar e manter um atendimento informatizado nas unidades de saúde em que a população possa marcar consultas e pesquisar resultados de exames pela internet.

Esses são apenas algumas das possibilidades importantes que compõem as chamadas cidades inteligentes. E o primeiro passo foi dado nesta quarta-feira, na reunião no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, que tratou do ‘Projeto Cidades Conectadas – Wi-Fi Livre’, em desenvolvimento pelo governo federal por meio do MCTIC.