‘Semana de 22’ é homenageada na exposição ‘Semana de Arte 2019’ em João Pessoa

O Centro Estadual de Arte (Cearte) está realizando, a partir desta sexta-feira (6) até o dia 12, a ‘Semana de Arte’ referente ao ano letivo de 2019, na perspectiva de ‘Território Educativo’. O evento concentra o resultado das ações desenvolvidas durante cada ano letivo nas seis áreas de conhecimento artístico oferecidas pela escola: Música, Dança, Teatro, Artes Visuais, Literatura e Audiovisual. A entrada é franca para todos os dias.

A ‘Semana de Arte do Cearte’ é uma homenagem à ‘Semana de Arte Moderna de 1922’, num exercício de memória como forma de recordar este movimento artístico-cultural, também chamado de ‘Semana de 22’.

Neste ano, aproveitando a experiência de todo o processo de trabalho desenvolvido sobre ‘Território Educativo’, a ‘Semana de Arte’ terá eventos em três espaços: na sede do Cearte, com a exposição de artes visuais e de literatura; na Usina Cultural Energisa, onde estarão as apresentações feitas pelos alunos do Cearte nas áreas de teatro, música e audiovisual; e no Porto do Capim, com uma aula aberta da professora Luciana Portela.

Em relação ao ‘Território’, Laura Moreno, diretora do Cearte, explica que “o conceito de território é para além do espaço físico e geográfico. Aliás, o primeiro território de dominação é o corpo, o das relações, das inter-relações. Os corpos-indivíduos que circulam na cidade, moldados por imposições e limites disciplinares da ordem social, exercendo ações de controle. Temos ao redor, lugares e instituições desempenhando diferentes funções. Nós, enquanto Centro de Arte, estivemos trabalhando este ano sobre os arredores, mapeando lugares, personagens poéticos, históricos e situações. Oferecendo o acesso ao ensino da arte, mas também transitamos pela produção cultural, dialogamos nos âmbitos da cultura e da educação”, frisa.

Confira a programação completa clicando aqui.

Diário da Paraíba com Secom-PB

Contato com a Redação: [email protected]