Surto de covid-19 em Santo Estêvão isola 82 brasileiros em Portugal

Ao menos nove famílias brasileiras que vivem na aldeia de Santo Estevão, em Benavente, estão confinados aguardando os resultados de testes para covid-19, após 22 pessoas terem testado positivo. No total, 86 testes foram feitos pequena na região de Portugal.

Os primeiros a apresentarem os sintomas foram três integrantes de uma mesma família de brasileiros, o pai, a mãe e a filha. Após os testes darem positivo para a família, foi determinado que outros 86 testes fossem aplicados nas pessoas que tiveram contato com eles.

Até o momento, destes mais de 80 testes, pelo menos 22 deram positivo e correspondem a integrantes de nove famílias diferentes. As autoridades locais afirmam que o problema está controlado já que todos os brasileiros estão em isolamento.

Histórico da região

Esta não é a primeira vez que a aldeia sofre um surto de covid-19. Em março, na fase inicial da pandemia em Portugal, 25 pessoas de origem paquistanesa e trabalhadores de uma fábrica deram positivo para a doença.

Até esta terça-feira (7), o conselho de Benavente tem 109 casos de covid-19 confirmados, dos quais 35 foram detectados em residentes em Santo Estêvão.

 

Diário da Paraíba com R7