Trabalhos preventivos minimizaram transtornos da chuva em João Pessoa

O inverno termina oficialmente nesta quarta-feira (22). Diferente de anos anteriores, apesar das fortes chuvas registradas nos últimos quatro meses em João Pessoa, os transtornos foram os menores possíveis devido ao trabalho preventivo realizado pela Defesa Civil Municipal, em parceria com as demais secretarias.

O serviço de desassoreamento nos rios e lagos urbanos permitiu que, com a retirada do lixo dos lacustres, as águas escoassem normalmente, evitando e/ou minimizando as inundações nas áreas ribeirinhas. Esse trabalho beneficiou vários bairros e comunidades, entre elas Jardim Guaíba, nos Funcionários I; Alfa, Beta e Gama, no Bessa; Ipês, no bairro dos Ipês; São Rafael, Castelo Branco; Tito Silva, Miramar; além do bairro São José. Os Rios Cuiá e do Cabelo, e o lago da Bica também receberam as intervenções da Prefeitura de João Pessoa.

Do início desse ano até o momento foram desassoreados mais de treze mil metros lineares de trechos de rios e lagos urbanos. Nesse trabalho, se retirou mais de uma tonelada de materiais dos mais variados tipos (vegetação e objetos jogados pela população, a exemplo de plásticos, tecidos, pneus, bicicletas, peças de automóveis, grades metálicas, portas, geladeiras, fogões, sofás, camas, louças sanitárias, etc.).

“Esse inverno estável, e mesmo com algumas precipitações acima da média histórica, acabou por premiar todo um trabalho preventivo que vinha e está sendo executado pela Prefeitura, através de várias secretarias integradas. Trabalho que consiste no acompanhamento permanente das áreas que iminentemente podem ser afetadas por transtornos ou desastres naturais”, explica o secretário da Defesa Civil, coronel Kelson Chaves.

Chamados da população – Este ano, a Defesa Civil recebeu cerca de 500 solicitações da população, onde muitas delas trataram de avaliação estrutural de imóveis.

“Foram dias e noites na missão que o prefeito Cícero Lucena nos confiou. E o resultado foi muito positivo! O inverno acabou, mas a Defesa Civil não para. Neste momento estamos com as máquinas operando em um serviço ainda maior, nas Três Lagoas, e vamos continuar as ações nas barreiras, em outros trechos de rios e demais áreas de risco. Aqui é assim: cidade que cuida, Defesa que trabalha.”, conclui o secretário.

Secom JP