O Tufão Maysak, que tem previsão para ser um dos mais fortes dos últimos anos, deve atingir a Coréia do Sul ainda nesta quarta-feira (2). As rajadas de vento devem chegar até a 250 km/h. O primeiro-ministro sul-coreano Chung Sye-kyun comparou o novo fenômeno ao Tufão Maemi, que deixou mais de 130 mortos e prejuízos milionários ao país em 2003.
Fortes ventos já podem ser sentidos na península e o Tufão Maysak já passou nesta terça-feira (1) por Okinawa, um conjunto de ilhas japonesas posicionadas mais ao sul. Os ventos registrados foram superiores a 200 km/h. Após atingir a Coréia do Sul, o tufão deve seguir para a Coréia do Norte, até esta quinta-feira (3).
Tufão Maysak nas Coréias
Em estado de alerta, mais de 300 vôos domésticos foram cancelados nesta quarta-feira (2) na Coréia do Sul. Em pronunciamento, o primeiro-ministro sul-coreano declarou que o governo está monitorando e pede todo cuidado para a população. “Estamos muito preocupados”, comentou.
A Agência Meteorológica do Japão (JMA) classificou o tufão como categoria 4, se estabelecendo como o mais intenso deste ano. Um alerta também foi emitido pela agência, com a possibilidade de “grande desastre na região” devido a fortes ventos, tempestades e ondas grandes provocadas pelo Tufão Maysak.
Diário da Paraíba com R7