Uma nova forma de atendimento foi implantada pela Secretaria de Saúde de João Pessoa nas Unidades de Saúde da Família (USFs) da capital paraibana. O método ‘fast-track’ propõe um atendimento que isola dos pacientes conforme seus sintomas. A mudança foi divulgada nesta terça-feira (20).
“Ao chegar à unidade o usuário será recebido por um profissional que o receberá e fará uma triagem inicial de atendimento, caso apresente algum sintoma de síndrome respiratória, como febre, será encaminhado para um setor isolado da unidade onde passará por atendimento de enfermagem e médico. Caso o usuário não apresente sintomas nesse sentido e/ou faça parte de linhas de cuidados, como hipertensão, será encaminhado para outra área e receberá o atendimento de acordo com suas necessidades”, explica Gilliard Abrantes, gerente de Atenção Básica de João Pessoa.
Segundo a prefeitura, o método recomendado pelo Ministério da Saúde foi implantado nos 97 prédios de Unidade de Saúde e adotado por todas as 203 Equipes de Saúde da Família que atuam na Atenção Básica. Todos os profissionais que atuam na assistência, como recepcionistas e enfermeiros, passaram por qualificações e treinamento sobre o método.
A partir desta terça-feira todas as USFs já estão realizando atendimentos tanto de síndrome gripal, quanto de linhas de cuidado, mas sem permitir um contato entre esses pacientes, reforçando a triagem inicial para que não haja uma contaminação cruzada dentro da unidade. De acordo com o gerente da Atenção Básica, a divisão já era adotada nas unidades, mas sem um fluxo específico para orientar o atendimento.
Atendimento
As Unidades de Saúde da Família da capital paraibana funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 12h às 16h. Nas USFs, além dos atendimentos médicos, de enfermagem e odontológicos, são ofertados serviços como vacinação, aferição de pressão, realização de curativos, acompanhamento de gestantes, puericultura e outros.
Diário da Paraíba com G1