Urgente: prefeito renuncia e Patos muda de gestão quatro vezes em menos de dois anos

O prefeito interino de Patos, Francisco Sales Mendes Junior (PRB), acaba de protocolar, às 14h30, desta terça-feira (20), na Câmara Municipal de Patos, no Sertão paraibano, a sua renúncia ao cargo de chefe do Poder Executivo municipal.

Sales esteve no local na companhia do secretário das Finanças, Jonas Guedes, e do secretário da Saúde, Umberto Joubert. Ele também entregou sua renúncia ao cargo de presidente da Câmara.

Sales contou que irá em breve dar detalhes e esclarecer os motivos pelos quais o levaram a tomar a decisão. “Eu tentei! A sociedade estava vendo, mas não dá para brigar com os vereadores! Eu quero paz…”, adiantou Sales.

Sales alegou ainda falta de contribuição em ações mínimas para continuar a administração do município de Patos, pois, desde o dia 17 de julho, o prefeito interino enviou o pedido de remanejamento de dotação orçamentária e não foi nem sequer apreciado pelos vereadores.

Em torno de 12 meses, irá assumir agora a prefeitura de Patos o quarto prefeito. Deverá assumir a atual presidente da Casa Juvenal Lúcio de Sousa, vereadora Tide Eduardo (MDB). Caso Tide não queira gerir a cidade, ela terá que renunciar também à presidência da Câmara e o Poder Legislativo irá eleger um novo presidente que assumirá os destinos de Patos.

Sales foi o terceiro prefeito desde 2017, após o prefeito de Patos, Dinaldo Filho (MDB), ser afastado pelo Tribunal de Justiça por conta das acusações da ‘Operação Cidade Luz’, e seu vice, Bonifácio Rocha, ter renunciado no dia 4 de abril desse ano após pouco mais de sete meses no cargo.

Dinaldo foi afastado e continua impedido de governar devido às medidas cautelares impostas pelo Tribunal de Justiça.

Patos vive um total clima de instabilidade, ainda mais agora com seu quarto e provavelmente quinto prefeito em menos de dois anos, já que Tide não deverá assumir de fato o Palácio Clóvis Sátyro, pois, caso assim proceda, ela ficará impedida de disputar o cargo de vereadora nas eleições de 2020 caso esteja no cargo de prefeita até 4 de abril de 2020.

Diário da Paraíba com Portal 40 Graus (Vicente Conserva)