URGENTE: Vulcão das Ilhas Canárias capaz de provocar tsunami e atingir Paraíba entra em erupção

O vulcão Cumbre Vieja em La Palma, nas Ilhas Canárias, que fica no continente africano, entrou em erupção neste domingo (19). De acordo com informações, ele
pode provocar um tsunami que atingiria todas a costa leste de todas as américas, ou seja, o que inclui a Paraíba, após um tsumani.

De acordo com informações, o vulcão entrou em erupção às 11h12 (horário de Brasília). O alerta de risco foi dado pelas autoridades espanholas. Segundo informações trazidas pelo UOL, a erupção é de pequeno porte e ainda não há alerta de tsunami. Confira os momentos da erupção.

O vulcão de Cumbre Vieja não entra em erupção desde 1971, porém voltou a ser noticiado nesta semana, após entrar em alerta amarelo. O complexo vulcânico é destaque em informações no Brasil, pois é o único, em caso de erupção explosiva, capaz de gerar deslizamentos e tsunami.

As Ilhas Canárias estão a cerca de 100 quilômetros da costa do Marrocos. Além desse vulcão, as ilhas cotam também como o de Teide, na ilha de Tenerife, e o de Timanfaya, na ilha de Lanzarote. Um deles entrou em erupção pela última vez em 1971. Já outro na ilha de El Hierro, teve uma erupção submarina em 2011.

Nesta semana, o professor de Oceanografia Física Antonio Fernando Härter Fetter Filho, da Universidade Federal de Santa Catarina, divulgou um vídeo com simulação do tsunami gerado pela erupção do vulcão Cumbre Vieja, nas Ilhas Canárias. A simulação estabelece o nível das ondas em Fortaleza, Recife, Salvador e Rio de Janeiro.

G1