A Paraíba recebe nesta segunda-feira (3), as primeiras doses da vacina da Pfizer contra a covid-19. Serão 8.190 doses que chegarão às 15h40, junto com 113.250 doses da vacina da Astrazeneca. O secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, informou que o imunizante da Pfizer deve ser distribuído apenas para João Pessoa, Cabedelo e Campina Grande.
Isso porque esses três municípios manifestaram por meio de ofício que possuem a capacidade técnica para receber as vacinas, tendo realizado inclusive treinamentos com os profissionais de saúde que irão aplicar as doses.
A vacina da Pfizer precisa ser armazenada a -70°C , o que exige o uso de ultrafreezers para a sua conservação. Geraldo Medeiros explicou, porém, que a vacina pode ficar armazenada em freezers comuns, com temperatura de 2°C a 8°C, desde que por um período máximo de cinco horas, por isso a vacinação precisa ser realizada rapidamente.
De acordo com o secretário, as 121.440 doses que serão recebidas nesta remessa serão usadas para pessoas com comorbidades a partir de 45 anos de idade, além de da finalização da vacinação de idosos e trabalhadores da saúde.
Sobre a expectativa para a vacinação dos professores, o secretário afirmou que eles devem ser o próximo grupo, após a vacinação das pessoas com comorbidades.
Diário da Paraíba com ClickPB