O presidente da Câmara Municipal de Bayeux, Jefferson Kita, ao lado dos vereadores que fazem parte das comissões Especial e de Saúde da Casa, Inaldo Andrade, Betinho da RS, Netinho Figueiredo e Roni Alencar, realizaram uma visita à Casa da Merenda do município, para apurar denúncias sobre a suposta distribuição de alimentos embutidos nas refeições que estão sendo entregues aos alunos da rede municipal de ensino.
O uso de alimentos embutidos na merenda escolar é proibido por lei, devido aos problemas a saúde causados pelo consumo desses alimentos. Os vereadores também solicitaram as cópias das notas fiscais das compras dos itens alimentícios que estão sendo servidos na merenda para analisarem o volume das aquisições que estão sendo realizadas nesse período da pandemia do coronavírus, já que as escolas estão paralisadas e a maioria delas não estão distribuindo refeições e a verba federal para a compra dos alimentos continua sendo destinada ao município.
“Vamos pegar as cópias das notas para, assim, sabermos o volume do que está sendo comprado e do que foi enviado para as escolas. Também iremos analisar se o volume de compra está sendo como nos outros meses, tendo em vista que a maioria das escolas não estão distribuindo refeições”, relatou Jefferson Kita.
Após a visita à Casa da Merenda, os vereadores foram ao Centro Administrativo Municipal para cobrar ao Secretário de Administração informações já solicitadas, tanto da denúncia referente à merenda, quanto aos investimentos que estão sendo feitos no combate ao coronavírus pela gestão municipal.
O vereador Inaldo Andrade, que é o presidente da Comissão da Saúde da Câmara, relatou que as informações sobre como estão sendo usadas as verbas que foram destinadas para o combate ao coronavírus ainda não foram repassadas.
“Já solicitamos as informações ao Poder Executivo, mas ainda não obtivemos respostas para repassarmos a população”, explicou.
O vereador Betinho da RS, que faz parte da Comissão Especial da Câmara afirmou que os vereadores estão cumprindo com o seu papel fiscalizador. “Estamos fazendo a nossa parte, que é fiscalizar a gestão municipal”, afirmou.
O vereador Netinho ressaltou que “é obrigação do Executivo prestar informações ao Legislativo”.
Já o vereador Roni Alencar salientou a importância do papel fiscalizador dos vereadores, para a transparência nos gastos com o dinheiro público.
“Estamos fiscalizando o dinheiro que está vindo do Governo Federal e Estadual, para saber onde estão sendo aplicados esses recursos”, declarou.
Ascom Câmara de Bayeux