Walter Mercado, do bordão “ligue djá”, morre aos 87 anos

O astrólogo porto-riquenho Walter Mercado, conhecido por suas participações frequentes na televisão dos Estados Unidos e América Latina, inclusive o Brasil, morreu neste domingo (3), aos 87 anos.

Nos anos de 1990, ele ficou conhecido pelo bordão “ligue djá”, que era veiculado em comerciais de televisão com venda de consultas pelo telefone 0900. Os comerciais eram repetidos massivamente em algumas emissoras. O sotaque castelhano e a aparência chamativa, sempre coberto de joias, chamava a atenção ao ponto de virar piada no Brasil.

A porta-voz do hospital Auxilio Mutuo, de San Juan, capital de Porto Rico, Sofia Luquis, afirmou que Walter Mercado sofreu falência renal. Nos últimos anos de vida, ele viveu em San Juan.

Walter Mercado nasceu em Ponce, uma das maiores cidades de Porto Rico, e trabalhou brevemente em alguns canais de tevê antes de se mudar para o sul da Flórida. Lá, ganhou fama no segmento de horóscopo diário voltado à população latina.

Em outubro de 2010, Walter Mercado anunciou a mudança de seu nome para Shanti Ananda. No mesmo ano, parou de fazer gravações para a Univison e passou a escrever para o jornal El Nuevo Herald, de Miami.

Em 2011, o astrólogo foi internado com pneumonia. Com a piora da condição de saúde, foi transferido para um hospital no estado de Ohio, nos Estados Unidos, onde teria sofrido um enfarte.

Uma das últimas empreitadas comerciais de Walter Mercado ocorreu em 2014, quando lançou o site ‘Passion Latinos’, com horóscopos, encontros online e produtos como fragrâncias, velas e sabonetes que prometiam trazer prosperidade, amor, saúde e paz.

Diário da Paraíba com Agência Estado

Contato com a Redação: [email protected]