Xeque-Mate: Leto Viana volta a ser ouvido em audiência nesta quarta-feira

O ex-prefeito de Cabedelo, na Grande João Pessoa, Leto Viana, volta a ser ouvido em nesta quarta-feira (4), no Fórum da cidade. Leto deveria ter sido ouvido no dia 22 de agosto, mas a audiência teve que ser suspensa porque só podia transcorrer até as 12h devido a outros processos que correm no Fórum da cidade.

Os interrogatórios fazem parte do processo da Operação ‘Xeque-Mate’ deflagrada em 2018 para investigar atos de corrupção na cidade envolvendo, inclusive, a compra do mandato do então prefeito Luceninha.

Essa fase de audiências trata da assinatura de cartas-renúncia por parte de vereadores para supostamente negociar financiamentos políticos durante a campanha eleitoral. Os parlamentares ouvidos negam a denúncia e dizem que assinaram o documento para impedir que a mulher de Leto, Jaqueline Monteiro, fosse eleita presidente da Câmara Municipal.

Na audiência passada duas pessoas foram ouvidas: a vereadora Fabiana Régis e o vereador afastado Moacir Dantas. Nesta quarta, além de Leto, serão ouvidos Josué Pessoa e Gilvan Oliveira.

Neste processo, as investigações do Gaeco apontaram que houve uma cooptação da grande maioria dos vereadores para comporem a Orcrim, por meio de transações das mais variadas ordens – inclusive financeiras –, consistentes na cessão de favores ou de recursos financeiros, em troca dos mandatos legislativos, por meio da emissão de cartas-renúncia, coadjuvadas por notas promissórias que permitiam ao então prefeito Leto Viana o total e absoluto controle da Câmara Municipal.

Diario da Paraiba com Clickpb