Polícia Rodoviária apreende filhotes de pica-pau e homem responderá por crime ambiental

A Polícia Rodoviária Federal aprendeu três filhotes de pica-pau-de-teopete-vermelho em Mamanguape, no Litoral Norte paraibano.  As aves estavam em uma gaiola conduzida em uma motocicleta.

A apreensão ocorreu na noite da última quinta-feira (9) depois que agente da PRF abordaram o condutor da moto por ter feito um retorno na contramão na BR-101 após abastecer o veículo em um posto de combustível.

Durante a fiscalização, ficou evidenciado que o condutor não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Sendo assim, o veículo foi autuado por ser conduzido por pessoa sem CNH e por trafegar na contramão de direção sendo retido até a apresentação de condutor habilitado.

Já os pássaros haviam sido retirados do seu habitat natural para serem criados. Entretanto, o homem  não tinham nenhum tipo de regularização no órgão ambiental competente. Ele  assinou um termo de compromisso para comparecer em juízo quando intimado e poderá responder criminalmente por matar, perseguir, caçar, apanhar, vender espécimes da fauna silvestre.

As aves foram encaminhadas para o órgão ambiental para adoção das medidas cabíveis.

Ascom-PRF