Vacina contra a dengue ainda não tem previsão de chegar à Paraíba para ser aplicada

Vacina contra a dengue vai ser aplicada na Paraíba, porém não há definição de data.
Vacina contra a dengue vai ser aplicada na Paraíba, porém não há definição de data. (foto: Agência Brasil).

A vacina contra a dengue ainda não tem previsão de ser aplicada nos municípios da Paraíba, segundo informação apurada na manhã desta quinta-feira (08) em contato com a Secretaria Estadual de Saúde (SES). De acordo com a pasta, também ainda não foi detalhado pelo Ministério da Saúde a quantidade de doses que devem ser encaminhadas ao estado.

No estado 14 municípios vão receber o imunizante, de acordo com o Governo Federal (veja lista completa no fim da matéria).

Os municípios estão localizados na região do Litoral e Zona da Mata. Eles foram selecionados pois, segundo o Ministério, fazem parte de uma região de saúde que atendem a três critérios.

Os critérios para a escolha das regiões foram: são formadas por municípios de grande porte, ou seja, mais de 100 mil habitantes, com alta transmissão da arbovirose registrada em 2023 e 2024, e com maior predominância do sorotipo DENV-2.

Serão vacinadas as crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, faixa etária que concentra maior número de hospitalização por dengue. O esquema de aplicação será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.

A primeira remessa com cerca de 757 mil doses da nova vacina chegou ao Brasil em 20 de janeiro. Outra remessa, com mais de 568 mil doses, está com entrega prevista para fevereiro.

Além dessas, o Ministério da Saúde adquiriu o quantitativo total disponível pelo fabricante para 2024: 5,2 milhões de doses.

| Confira municípios da PB que devem receber as vacinas, segundo o Ministério da Saúde:

João Pessoa
Santa Rita
Cabedelo
Bayeux
Conde
Caaporã
Sapé
Alhandra
Pitimbu
Cruz do Espírito Santo
Lucena
Mari
Riachão do Poço
Sobrado

Diário da Paraíba com ClickPB