TSE registra primeira pesquisa eleitoral para Eleições 2024, em João Pessoa

TSE registra primeira pesquisa eleitoral para Eleições 2024 em João Pessoa
TSE registra primeira pesquisa eleitoral para Eleições 2024 em João Pessoa

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) registrou a primeira pesquisa eleitoral para Eleições 2024 em João Pessoa.  Na pesquisa deverão ser colocados os cenários com Cícero Lucena, Ruy Carneiro, Pastor Sérgio Queiroz, Marcelo Queiroga, Celso Batista, Luciano Cartaxo e Cida Ramos.

A pesquisa será feita pelo Instituto de Pesquisa Datavox. A pesquisa será quantitativa, por meio de entrevistas pessoais e domiciliares, com aplicação de questionários estruturados e padronizados junto a amostra representativa da população pesquisada. Será utilizado meio eletrônico para coleta.

Responderão à pesquisa eleitores do município de João Pessoa com 16 anos ou mais. Serão levados em consideração dados como idade, escolaridade e nível econômico. O questionário é composto por 16 questões.

A amostra pretende ser representativa do eleitorado de João Pessoa, selecionada em três estágios. No primeiro estágio fez-se um sorteio probabilísticos dos setores pesquisados, pelo método da probabilidade proporcional ao tamanho (PPT), tomando a população de cada setor.

No segundo estágio, dentro dos setores sorteados serão selecionadas aleatoriamente as ruas onde as entrevistas serão realizadas. No terceiro estágio, dentro das ruas selecionadas, os entrevistados serão selecionados através de cotas proporcionais de sexo, faixa etária e escolaridade, de acordo com o perfil do eleitorado em estudo.

Serão 784 entrevistas, sendo 55,3% dos entrevistados do sexo feminino e 44,7% do sexo masculino. Em relação às faixas etárias, serão  12,2% de 16 a 24 anos, 19,6% de 25 a 34 anos, 22,0% de 35 a 44 anos, 25,8% de 45 a 59 anos e 20,4% de 60 e mais anos.

O intervalo de confiança estimado é de 95,0% e a margem de erro máxima estimada é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Diário da Paraíba com ClickPB