Navio de Guerra Nam Atlântico participa de manobras militares durante visitação aberta ao público em Cabedelo

Navio de Guerra Nam Atlântico participa de manobras militares durante visitação aberta ao público em Cabedelo

O navio de guerra Nam Atlântico da Marinha do Brasil participa entre os dias 3 e 25 de março de manobras militares da Operação ADEREX, no mar entre Paraíba e Pernambuco. O navio é a maior máquina de guerra da América Latina. O Nam Atlântico atracou pela primeira vez na Paraíba. No próximo domingo (17), será aberto ao público para visitação no porto de Cabedelo.

Diversos navios da frota brasileira estão em águas pernambucanas e paraibanas em virtude da Operação “ADEREX” 2024, que transcorre no litoral brasileiro, no período entre 3 e 25 de março, com o propósito de elevar o grau de adestramento dos meios navais e aeronavais da Esquadra e contribuir para a capacidade operativa e expedicionária da Força.

O objetivo dos exercícios militares é elevar o grau de adestramento dos meios navais e aeronavais da Esquadra e contribuir para a capacidade operativa e expedicionária da Força.  Durante o período, serão realizadas operações aéreas a bordo de todos os navios, exercícios de tiro com mísseis, canhões e metralhadoras, lançamento de torpedos, ações de defesa contra aeronaves, submarinos e outros navios, transferência de carga leve e de posicionamento em formaturas, principalmente a curta distância.

Participam da operação o Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico”, as Fragatas “Defensora”, “Constituição”, “Liberal”, “Independência”, “União” e “Rademaker”, Corveta “Julio de Noronha”, Submarino “Tikuna”, Navio de Socorro Submarino “Guillobel”, e Navio-Patrulha “Macaé”; os helicópteros SH-16 Seahawk, AH-11B Wild Lynx, AH-15B Super Cougar e UH-12 Esquilo; os caças AF-1 Skyhawk e a aeronave P-3AM Orion, da Força Aérea Brasileira. A Operação ADEREX será conduzida pelo Comando da 2ª Divisão da Esquadra.

Público poderá tirar fotos e se aproximar de helicópteros no NAM Atlântico, em Cabedelo; veja detalhes da visitação

O público que for visitar o navio Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico (NAM Atlântico), que está no Porto de Cabedelo, vai poder tirar fotos sem restrições no convés superior da embarcação. O navio estará aberto para visitação ao público no domingo (17), das 9h às 17h.

O suboficial Cássio, da Marinha do Brasil, informou que o público terá acesso ao convés do navio. A visitação vai acontecer em grupo, com cerca de 30 pessoas cada um, e cada grupo passará 20 minutos no NAM Atlântico.

No convés, o público vai poder visitar todas as instalações e ver também helicópteros que estão no navio. “A visitação vai ser em grupos de 30 pessoas, com aproximadamente 20 minutos [de duração]. Elas vão ter acesso ao convés superior. Não haverá restrição [para fotos]”, informou o suboficial sobre a visitação do público.

Brasil pagou 117 milhões de dólares pelo navio

O NAM Atlântico já foi empregado nas mais diferentes operações desde que começou a navegar em 1998. De construção britânica, o navio teve como nome HMS Ocean até ser comprado por US$ 117 milhões pelo governo brasileiro, em 2018. Desde então, é tido como o principal navio da frota nacional.

Público, Navio, NAM Atlântico
NAM Atlântico ficará aberto a visitação no domingo (Foto: Sargento Fidélis/Marinha)

Destacamento de Aeronaves

O NAM Atlântico possui um Destacamento Aéreo Embarcado composto por aeronaves IH-6B Jet Ranger III (HI-1), Esquilo (HU-1), UH-15 Super Cougar (HU-2) e SH-16 Seahawk (HS-1) do Comando da Força Aeronaval e um de Mergulhadores de Combate (MEC).

Veja detalhes da embarcação:

Comprimento total: 208 m

Deslocamento carregado: 21.578 t

Velocidade máxima mantida (VMM) prevista em projeto: 18,0 nós (33,3 km/h)

Raio de ação: 8 mil milhas náuticas;

Acomodação para tropa: 806 Fuzileiros Navais

Total de aeronaves embarcadas: 18 helicópteros.

Operação pelo mundo

Uma das primeiras missões do HMS Ocean foi prestar ajuda humanitária para cidadãos da Nicarágua e Honduras vítimas do furacão Mitch, já em 1998. No ano seguinte, o navio britânico participou de intervenções militares em Serra Leoa. O HMS Ocean participou de outros conflitos militares, como quando em 2003 foi empregado na Guerra do Iraque.

 

Diário da Paraíba com ClickPB