Eleições 2024: Rede Globo divulga hoje primeira pesquisa para prefeito de João Pessoa
A Rede Globo divulga hoje (27) a noite, a primeira pesquisa para prefeito de João Pessoa desde o início oficial da campanha para as Eleições 2024. A pesquisa, contratada pela Rede Paraíba de Comunicação, será divulgada no JPB2, a partir das 19h10 desta terça-feira.
Em uma pesquisa realizada no mes de julho, o ex-ministro do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece atrás do atual prefeito da capital paraibana, Cícero Lucena (PP), em uma distância de oito portos percentuais.
A pesquisa deve mostrar as intenções de voto para a prefeitura de João Pessoa, rejeição dos candidatos aos cargos majoritários e aprovação/rejeição da atual gestão. Com cenários espontâneos e estimulados.
Também serão abordados e são fundamentais para os estrategistas das campanhas são as intenções por faixa etária, grau de escolaridade e faixa de renda, além de religião.Os dados também serão divulgados pelo Jornal da Paraíba, g1 Paraíba e CBN Paraíba, com análises e opiniões do time de política da Rede Paraíba de Comunicação.
TSE definiu regras para pesquisas nas Eleições 2024
No último dia 1° de março, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou uma série de 12 resoluções que definiram quais serão as regras para o pleito deste ano. Entre essas determinações, está a Resolução TSE n° 23.727/2024, que trata das pesquisas eleitorais. O texto altera trechos da Resolução TSE n° 23.600/2019, que disciplina o assunto.
Eleições 2024: Rede Globo divulga hoje primeira pesquisa para prefeito de João Pessoa
As empresas devem registrar no Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle), até cinco dias antes da divulgação, as pesquisas de opinião pública realizadas. O registro e a complementação de informações no PesqEle poderão ser efetivados a qualquer hora do dia, independentemente do horário de expediente da Justiça Eleitoral.
O registro deverá apresentar informações sobre quem contratou a pesquisa e quem pagou – com os respectivos números no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) – o valor e a origem dos recursos, a metodologia utilizada e o período de realização do levantamento.
Além disso, outros dados necessários são: o plano amostral; a ponderação quanto a gênero, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado; o nível de confiança e a margem de erro da pesquisa; o questionário completo aplicado; e o nome do profissional estatístico responsável pela pesquisa.
A partir do dia em que a pesquisa puder ser divulgada e até o dia seguinte, a empresa ou o instituto deverá enviar o relatório completo com os resultados
A Justiça Eleitoral não realiza nenhum controle prévio sobre o resultado das pesquisas, nem gerencia ou cuida da divulgação. Pesquisas realizadas em data anterior ao dia das eleições poderão ser divulgadas a qualquer momento, inclusive no dia das eleições, desde que respeitado o prazo de cinco dias definido na resolução.
Diário da Paraíba com ClickPB